CONHEÇA MESSIAS TARGINO

CLIQUE AQUI E CONHEÇA UM POUCO SOBRE MESSIAS TARGINO

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA - MESSIAS TARGINO

VEJA OS VALORES ORÇAMENTÁRIOS REPASSADOS PELO GOVERNO FEDERAL AO NOSSO MUNICÍPIO

Ganhe Dinheiro com o seu Blog

Ganhe Dinheiro com o seu Blog

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Festa de Emancipação Política - 48 Anos

Nos próximos dias 07 e 08 de Maio Messias Targino estará festejando os seus 48 ano de Emancipação Política.

No primeira dia de festas (07), a programação começará a partir das 17:00hs, com uma Sessão Solene no Centro de Cultura e Eventos. Mas o destaque do primeiro dia fica mesmo com a apresentação do show de Os Nonatos.

Já dia 08 será bastante movimentado, com a programação tendo inicio às 5:30hs com Alvorada. Ainda pela manhã acontecerá a Tradicional Maratona, esse ano tendo as modalidades Feminina, Masculina e Sênios.  Já durante a tarde acontecerá às inaugurações do Matadouro Público, do Pórtico da Cidade, do Centro Cultura e Eventos e do Centro de Inclusão Digital.

Ainda seguindo a programação, haverá o lançamento do Livro Essência da escritora Luzia Medeiros e a posse de Edimar Teixeira Diniz como membro efetivo do ICOP - Instituto Cultural do Oeste Potiguar.

Os festejos são finalizados com os Shows de Sirano e Sirino e da Banda Cavalo de Pau.
 Programação Completa

quarta-feira, 28 de abril de 2010

E a bancada do RN no Senado?


Segundo o Portal da Transparência do Governo Federal a Bancada do RN no Senado é a menos produtiva.


Quando se trata em apresentação e aprovação de matérias de impacto, a Bancada vergonhosa é a do Rio Grande do Norte. Com apenas 17 iniciativas, mas – pasmem – NENHUMA APROVADA.

Aos Senhores e Senhora senadores José Agripino (DEM), Garibaldi Alves Filho (PMDB) e Rosalba Ciarlini (DEM) gostaríamos de saber: O QUE VOÇÊS ESTÂO FAZENDO PELO RN, pelo nosso povo?


Já os representantes do Rio Grande do Sul (Paulo Paim, Pedro Simon e Sergio Zambiasi, principalmente os dois primeiros) são os mais ativos. Dois  Rios Duas Realidades.



Taxa de aprovação do RN é igual a 0.0%


Veja o relatório completo da Transparência Brasil AQUI, veja página 14.


Não preciso dizer mais nada!

Fiquem com as sabias palavras do Titãs na musica VOSSA EXCELENCIA ela fala por nós. E que nessas próximas eleições sejamos capazes de escolher representantes de verdade.





         Blog Tribuna do Norte


segunda-feira, 26 de abril de 2010

Messias Targino Vence Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor


É com muita satisfação e alegria que hoje escrevo sobre Messias Targino, após o selo UNICEF conquistado em 2008, o município de Messias targino é vencedor de mais um prêmio. Dessa vez foi o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. A solenidade de entrega da premiação ocorreu hoje, dia 26 de abril, no salão de eventos da Churrascaria Sal e Brasa, em Natal, por volta do meio dia.


O governador Iberê Ferreira de Souza foi o convidado de honra da solenidade para a entrega do 6º prêmio Prefeito Empreendedor Governador Cortez Pereira, concedido pelo Sebrae-RN aos gestores públicos municipais que empreenderam soluções criativas e inovadoras para o crescimento da economia local como fortalecimento das micro e pequenas empresas.

A prefeitura de Messias Targino, representada pela prefeita Francisca Shirley Targino, levou o prêmio principal – Melhor Projeto. O município também levantou o troféu na categoria Formalização de Empreendimentos, sendo assim o maior ganhador do prêmio.

Na categoria Compras Governamentais venceu a prefeitura de Janduís; na categoria Educação Empreendedora e Inovação, o município de Vera Cruz; e por fim a prefeitura de Mossoró que levou o prêmio na categoria de Médios e Grandes Municípios.

Os quatro premiados vão representar o estado na etapa nacional, prevista para ser realizada no dia 18 de maio, em Brasília, no Distrito Federal. Vai Messias que esse é nosso!

Prêmios como estes vem demonstrar uma eficiência do município e de seus gestores, propagando um sistema evolutivo em nossa cidade, fica um especial parabéns a Messias Targino e a todos os messienses por mais esse reconhecimento, certo de que nunca na historia dessa cidade se viu tanto avanço.

fonte:   Agência RN
             O Messiense

          

Semi-Finais do Torneiro Municipal de Mini Campo

Ontem (25 de Abril) pela manhã, aconteceram os dois jogos válidos pelas Semi-Finais do Torneiro Municipal de Mini Campo de Messias Targino.

Na primeira partida aconteceu o confronto entre as equipes Turma e Balão Mágico (que estava invicta a mais de um ano), onde a tradicional equipe da Turma aplicou "Uma Senhora Goleada".

Resultado: Turma 5 x 0 Balão Mágico.

Na 2ª partida, Canjarana conta a equipe do Alto do Bonito. Foi um jogo equilibrado, que depois de "zero a zero" no tempo regulamentar, foram para as disputa das penalidades, se sagrando como vencedor a equipe Alto do Bonito depois de uma série longa de cobranças.

Resultado: Canjarana 0 (5) X (6) 0 Alto do Bonito.

A final acontecerá no próximo 07 de Maio, durante os festejos do 48º Aniversário de Emancipação Política de Messias Targino.

domingo, 25 de abril de 2010

Messias Targino é Finalista do Premio Sebrae Prefreito Empreendedor

Messias Targino é um dos finalistas do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, o qual  terá sua cerimônia realizada na próxima segunda-feira, dia 26 de Abril no salão de eventos da Churrascaria Sal e Brasa, na cidade de Natal/RN, onde na ocasião será revelado os vencedores, bem como a entrega de premiação da etapa estadual do "VI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 'Governador Cortez Pereira'".  

Nesta edição, 25 prefeitos de cidades do Rio Grande do Norte foram selecionados pela comissão julgadora e são finalistas, concorrendo na categoria principal de melhor projeto e também como destaques temáticos nas áreas: Compras Governamentais, Desburocratização, Educação Empreendedora e Inovação, Médios e Grandes Municípios, Formalização de Empreendimentos e Implantação da Lei Geral.

São finalistas os administradores públicos de Areia Branca, Assú, Baraúna, Caicó, Campo Grande, Ceará-Mirim, Florânia, Ielmo Marinho, Janduís, Jucurutu, Lagoa Nova, Luis Gomes, Major Sales, Messias Targino, Mossoró, Olho D’água do Borges, Santana do Matos, São Paulo do Potengi, São José do Seridó, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Serra do Mel, Serra Negra do Norte, Timbaúba dos Batistas e Vera Cruz. Eles obtiveram pelo menos a metade da pontuação total máxima e, por isso, serão contemplados com o Selo Prefeito Empreendedor.

O projeto Messiense foi apresentado pela atual Prefeita Shirley Targino (PR), que descreveu as ações que foram priorizadas e apoiadas o desenvolvimento dos pequenos negócios na área da agricultura familiar no município.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Mensagem subliminar pro Serra na rede globo?

A TV Globo tirou do ar nesta segunda-feira (19) o jingle da comemoração dos 45 anos da emissora, veiculado desde a noite de domingo. A decisão foi tomada depois de uma onda de denúncias e protestos que tomaram conta da internet, através de blogs e de redes sociais.

Apenas oito dias depois de Serra lançar sua candidatura à Presidência com o lema “O Brasil pode mais”, o vídeo comemorativo da Globo não fazia por menos. Ecoava que “todos queremos mais. Educação, saúde e, claro, amor e paz. Brasil? Muito mais. É a sua escolha que nos satisfaz. É por você que a gente faz sempre mais”.
Ao fim do vídeo, a Globo exibia ao lado de sua logomarca um gigantesco número 45 — o mesmo do PSDB. Alguém viu propaganda subliminar nisso tudo? “Eu e toda a rede”, respondeu Marcelo Branco, responsável pela campanha de Dilma Rousseff na internet.

Em nota, a Rede Globo diz que “o texto do filme em comemoração aos 45 anos da empresa foi criado – comprovadamente –  em novembro do ano passado, quando não existiam nem candidaturas muito menos slogans. Qualquer profissional de comunicação sabe que uma campanha como esta demanda tempo para ser elaborada. Mas a Rede Globo não pretende dar pretexto para ser acusada de ser tendenciosa e está suspendendo a veiculação da campanha.”

Agora caros leitores cabe a cada um de vocês verem o video e tirarem suas proprias conclusões:

O VIDEO


fonte: Sou Residente
          Rede Globo

"Brazil takes off" Verdades e mentiras


Recentemente andou circulando pela grande rede (internet) uma tabela com dados que fazia uma comparação entre o governo Lula e o de Fernando Henrique Cardoso, onde mostrava relevante progresso do Brasil. Supostamente esta tabela teria sido publicada no The Economist com titulo “Brazil Takes off” (Brasil decola, numa tradução livre).

Procuramos informações sobre o assunto direto da fonte (The Economist) tivemos acesso a matéria original, ainda em inglês, e o que constatamos é que esta tabela nunca foi publicada na mesma. A matéria é extensa, com nove paginas, comenta sobre diversos aspectos sobre o Brasil principalmente economia e política porem em momento algum faz uma comparação entre os dois governos. Alias os comentários presente na matéria diz que muito do progresso de Lula é devido à herança do governo FHC.

Quem tiver curiosidade em ler a matéria em questão basta acessa a pagina online do The Economist em www.economist.com fazer um cadastro que terá acesso as matérias, inclusive “Brazil takes off” .

Não estamos aqui nos posicionando contra ou a favor de ninguém, pois bem que é fato visível a melhora do Brasil. E em caso comparativo possa até ser que os dados sejam até melhores do quer os presentes naquela tabela. O que não podemos é acreditar fielmente em propagandas que circulam de forma maliciosa.

O Brasil ainda tem muito que caminhar para ser este “oba oba” que vem sendo propagada lá fora com BRIC e Takes Off. Temos um país enorme onde sua desigualdade social é proporcional ao seu tamanho, antes de liberar dinheiro para os bancos estrangeiros devíamos liberar feijão e arroz no prato de quem tem fome.

veja a tabela aqui


domingo, 18 de abril de 2010

I Encontro de Sementes Crioulas em Messias Targino

Acontecerá no próximo dia 24 de abril em Messias Targino o I Encontro Municipal de Agricultores e Agricultoras para discutir a importância das Sementes Crioulas. O Encontro contará com a participação de 70 pessoas sendo 50 agricultores e 20 representantes das organizações da sociedade civil e do poder publico.


O uso e a conservação das Sementes Crioulas é de forma estratégica um dos melhores meios para os camponeses e camponesas conquistarem a sua autonomia. Dentre outras importâncias, as sementes possibilitam a soberania alimentar, melhoria da renda familiar, independência e acima de tudo a auto estima dos homens e das mulheres do campo.

É com esse entusiasmo que o Centro Juazeiro está fazendo parte do conjunto das organizações que estão promovendo esse encontro, pois acreditamos que o uso e a conservação das Sementes Crioulas possibilitarão uma real melhoria na qualidade de vida dos (as) agricultores (as) familiares.

Em 2010 a Equipe Técnica do Centro Juazeiro estará trabalhando na perspectiva de implantar três Casas de Sementes Crioulas, terão o objetivo de organizar e armazenar sementes para garantir as espécies cultivadas tradicionalmente nas comunidades, assim como, disponibilizar sementes para os cultivos anuais e de vazantes.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Onde Esta Nossa Biblioteca?

Recentemente falamos que a Biblioteca Municipal estava passando por obras, uma obra que aparentemente já deveria ter chegado ao seu fim. A inconclusa obra acarreta diversos problemas aos messienses e em especial a classe estudantil, tendo em vista que uma biblioteca é uma fonte de pesquisa, aquisição e vinculação de conhecimento. Conhecimento este privado aos nossos conterrâneos que tem que limitarem-se as bibliotecas dos colégios Estadual e Municipal que mal atende as necessidades de seus estudantes.

E esta obra não será concluída? Pelo que tudo indica deve demorar um pouco mais. Ou será que já esta pronta? Pois a mesma esta sendo usada, mas não como uma Biblioteca e sim como almoxarifado ou deposito para a Prefeitura local, é o que aparenta. Sendo assim, como estão em uso às dependências da mesma, então não se tem muita pressa para se concluir tal obra.

 Outro problema é em relação ao acervo. É de sabedoria que há muito tempo a Biblioteca conta (ou contava, já que não se tem acesso a Biblioteca) com um acervo ultrapassado e levando em conta essa reforma próxima ao infinito, os livros devem estar velhos e estragados.

É de imediato que esta reforma seja concluída, a população não pode mais ser privada de um bem tão importante como o saber. Em um país que tem pretensões de futuro promissor não pode fechar os olhos para tal descaso. Queremos biblioteca e livros novos, tendo acesso ao conhecimento e fonte de pesquisa segura na nossa cidade.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Festa de 8 de Maio

Segundo o blog da Prefeitura de Messias Targino, os festejos do 48º Aniversário de Emancipação Política de Messias Targino, já caminham para as definições, sendo que esse ano serão dois dias de festas nas datas 07 e 08 de Maio

Para o dia 07, a grande atração da noite ficará com o show da dupla Os Nonatos, onde os mesmos já estão confirmados.

Para o dia seguinte (08)  deverá ser a dupla Sirano e Sirino.

Fonte: Blog da Prefeitura de Messias Targino

domingo, 11 de abril de 2010

4 Novos Polos da UAB serão implantados no RN.

O Ministério da Educação autorizou a implantação de mais 18 polos de apoio presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos estados do Piauí e do Rio Grande do Norte. Publicadas no Diário Oficial da União no dia 30 de março, as portarias referem às ações do Plano de Ações Articuladas (PAR), com a finalidade de compor o conjunto de polos já existentes no Sistema.

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação à distância.

No Rio Grande do Norte, o texto autoriza que instalem polos os municípios de Apodi, Parelhas, São Gonçalo e Touros. Antes do início das atividades, é necessária a assinatura do termo de compromisso que prevê o plano de implantação do polo e Acordo de Cooperação Técnica entre os partícipes.

A Deputada Fátima Bezerra que vinha acompanhando essas demandas junto ao MEC comemorou mais esta conquista para o RN, no campo da Educação. “Assim como São Paulo do Potengi, as cidades de Parelhas, São Gonçalo do Amarante, Touros e Apodi, serão contempladas com pólos da UAB”, disse a parlamentar.

A UAB funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

fonte: 

Cuidado Para Quem Pensa Em Viajar Para Patu, Pista Escorregadia!

Matéria do Blog Por Trás das Grades RN

Falta de sinalização em reconstrução de BR causa acidente no oeste.

A imprudência dos funcionários da CLC Engenharia, empresa que está fazendo a recuperação do trecho da BR 226 compreendido entre Janduís e Patu, quase provoca uma tragédia na tarde desta sexta-feira, 09 de abril. Os funcionários não sinalizaram um trecho que estava coberto de óleo, provocando o acidente.

João Feitosa de Almeida, bioquímico, 66 anos de idade, residente na Rua Barão de Curimatau, bairro Lagoa Nova em Natal, conduzia seu veículo tipo I/GM TRACKER 2.0, placa MNJ - 2400 - RN, pela referida BR quando logo após uma subida se deparou com um trecho que estava coberto com óleo e ao trafegar sobre esse trecho o veículo deslizou sobre a pista provocando um capotamento.

O veículo caiu dentro de um açude que fica as margens da rodovia e por pouco todos os quatro ocupantes do veículo não morreram afogados. A sorte é que o açude não está cheio.

O acidente ocorreu por volta das 16 horas e 40 minutos no trecho entre Patu e Messias Targino, nas proximidades da fazenda do Sr. Chico Ernesto. Segundo informações da Polícia Militar nenhum dos quatro ocupantes do veículo sofreram ferimentos.

Nota: Na manhã do sábado, a equipe do Olhar Messiense foi até o trecho citado na matéria pelo Blog Por Trás das Grades RN e o que foi constatado, é uma real falta de respeito com quem passa pelo local, apenas uma pequena presença de sinalização, que deixa o motorista ou qualquer outro que passe por lá mal informado e passando a colocar a vida dele e de outros em perigo,.

Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Patu/RN foi realizada na calçada

Os nossos visinhos da cidade de Patu recentemente proporcionaram uma sena hilária, na última sexta-feira, dia 09 de março, foi realizado uma Sessão Extraordinária na calçada da Câmara Municipal de Vereadores, o motivo citado pelo Blog do Campelo foi que “os vereadores da oposição não compareceram, dentre eles o presidente da Câmara, Alexandrino Suassuna” que impossibilitou a entrada dos outros vereadores nas dependências da câmara, pois o mesmo tinha a chave do local.

Mesmo assim, os seis vereadores da base da atual prefeita Evilásia, realizaram a sessão na calçada.

O Blog do Campelo resalta ainda que “Na pauta da sessão estava a votação do projeto de participação da cidade de Patu no consórcio intermunicipal que implantará o SAMU na cidade. Sem a realização da sessão, Patu ficaria de fora.”

Sendo presidida por o primeiro secretário da Câmara, o senhor Manoel Lindomar (Mama), a Sessão teve ainda a presença dos seguintes vereadores: Lucélia Ribeiro, Resenildo, Gilberto Moura, Maria Helena e Margarida.

Sim, o projeto com todos os problemas, foi aprovado!

Fonte: Blog do Campelo

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Internet de Graça - é possivel?


Que tal ter internet wi-fi de graça via sua operadora de telecomunicações (Oi, Claro, Vivo, Tim etc)? Achou uma boa idéia e gostaria de ter esse serviço?

Pois bem, é exatamente esse o projeto de lei do deputado Fábio Faria (PMN-RN). O Projeto de Lei 6835/10, foi apresentado na Câmara dos Deputados no dia 19/03 e esta em analise.

O Projeto prever a obrigatoriedade da instalação do equipamento que permite o acesso em todas as estações rádio-base (ERBs), como são chamadas as antenas de celular. Alem disso o sinal de internet deverá ter a mesma capacidade de conexões simultâneas que o sinal de ligações telefônicas emitido pela ERB, gratuito e ofertado em tempo integral. Tudo em um tempo de 180 dias após a publicação da lei para zonas urbanas e 18 meses em zona rural.

O relator da proposição na Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado Sandes Junior, já anunciou que seu parecer será favorável à proposta, confirmando sua viabilidade de execução.

“Nós já temos muitas cidades no mundo onde a Internet é de graça na praça, na rua. Temos o exemplo de Barcelona, de Nova York, de Paris e temos muitas cidades no Brasil onde a Internet é de graça, como a orla marítima do Rio de Janeiro, começando por Copacabana. Então, o projeto pega todas as torres de celulares existentes no Brasil, nas cidades e na zona rural, coloca-se um pequeno transmissor e a Internet vai de graça para todos. É um projeto de um alcance social grandioso”, declarou o relator do projeto.

O deputado Fábio Faria defende que o serviço de internet sem fio seja uma contrapartida às operadoras de telefonia celular na obtenção ou renovação da concessão pública. Já que as mesmas registram o maior faturamento no setor de telecomunicações e o maior número de reclamações junto aos órgãos de defesa do consumidor.

O projeto será analisado de forma conclusiva pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Agência Câmara).

Nota da redação

Nós do Olhar Messiense apoiamos este projeto e esperamos que fosse aprovado, e não só isso, que se cumpra, quebrando assim uma rotina brasileira de esquecimentos de leis. Parabenizamos o projeto e assinamos uma petição publica.
Quer participar da petição? Assine Aqui. E aumente o endosso para o Projeto de Lei 6835/10.


Fonte:  
Imagem: Vivo Cartilha




quarta-feira, 7 de abril de 2010

Quanto tempo leva uma construção pública em Messias Targino?

Andando pelas ruas de Messias Targino, já se tornou comum se deparar com obras da atual administração, mas o que chama atenção é quando se passa em frente à Biblioteca Municipal, localizada na Rua Valmir Targino, que no caso, uma obra que parece que não vai ter  fim, melhor dizendo, que esta quase pronta, mas que nunca vai chegar a sua conclusão!

Recentemente tivemos a obra da praça pública no centro da cidade, que passou um bom tempo para a sua conclusão, bem verdade que praticamente apenas dois homens trabalhando na obra.

Voltando um pouco mais no tempo, temos o caso da Escola Estadual Apolinária Jales, essa responsabilidade do governo do estado, mas mesmo assim, levou uma eternidade para a sua conclusão.

Um pouco mais atrás no tempo, nos deparamos na administração de Hélio Jales, que teve a grande façanha da construção do Ginásio de Esporte, que não ficou distante das eternidades citadas acima, levou praticamente a administração de Hélio Jales.

Por tudo isso: "Quanto tempo leva uma construção pública em Messias Targino?"

terça-feira, 6 de abril de 2010

Messias Targino Poderá Integrar a Comarca de Janduís

Segundo o blog O Messiense: "depois da recente passagem do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo Rio Grande do Norte, este constatou que a Comarca de Janduís não atenderia aos critérios legais para ser uma Comarca, principalmente pelo baixo número de processos em andamento."

O blog ainda cita que "segundo informações de fonte segura a saída seria o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) transferir o Termo Judiciário de Messias Targino da Comarca de Patu para a de Janduís, já que um grande número de processos que tramita na Comarca de Patu é de pessoas de Messias Targino".

Um anteprojeto de lei seria enviado pelo Tribunal de Justiça do RN para a Assembléia Legislativa.

O Blog O Messiense cita alguns incómodos que poderam surgir com a mudança.

No dia a dia, as pessoas de Messias Targino utilizam muitos dos serviços oferecidos em Patu, como os do Banco do Brasil (que não tem agência ou posto de atendimento em Janduís), os da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (que não tem representação em Janduís), os do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS (que não tem Agência em Janduís), os do Departamento Estadual de Trânsito do RN - DETRAN/RN (que não tem representação em Janduís), os da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL (que não tem representação nem em Messias Targino nem em Janduís, mas apenas em Patu) e alguns poucos serviços do comércio, que é um pouquinho maior na cidade de Patu.

Fonte: O Messiense

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Valorização do Professor Um Passo Para o Futuro


A I Conferencia Nacional da Educação teve seu encerramento nesta quinta-feira (01/04/10), em Brasília, o Presidente Lula comentou que não se conforma que achem alto um piso de R$ 1.020,00 “para quem toma conta dos filhos da gente”. Ele fazia referência ao salário-base dos professores. “O casamento entre educação de qualidade e valorização do professor é indissolúvel. O divórcio entre eles resulta no sucateamento das nossas escolas e universidades, como lamentavelmente vimos no passado." Disse o Presidente Lula.

A lei que trata do piso nacional é a Lei 11.738, de 16 de julho de 2008, regulamentando disposição contida na Constituição Federal de 1988. A lei estabeleceu, para o magistério, um piso de R$ 950,00, isto é nenhu município pode pagar menos de R$ 950,00 para um professor de nível médio que trabalhem até 40 horas semanais a parti de 2010. Alem disso a lei diz que o piso deve ser ajustado todo janeiro de cada ano de acordo com o custo-aluno do FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Que em 2009 foi de 19,2% passando de R$ 1.132,00 para R$ 1.350,09 por aluno. Isto é o piso já esta desatualizado onde deveria ser de R$ 1.132,40 e não mais R$ 950,00 e nem R$ 1.020,00 como falou nosso Presidente. O problema é que a maioria dos municípios nem o piso de 950,00 foi implantado.
Em Natal, onde a greve dos professores que teve fim no mês passado e foi considerada ilegal pela justiça, conseguiu um reajuste ínfimo de 5%. Onde está o respeito e apoio a categoria de professores defendida pelo nosso Presidente Lula? Hem Natal? Hem municípios, hem Prefeitos? E vocês professores Messienses estão com seus direitos garantidos?
Vamos Brasil pra frente, queremos respeito, apoio e condições de trabalho para nossos professores formadores e construtores do futuro.

Bolsa Estudantil

Todos os anos é de saber que a Prefeitura de Messias Targino afirma ter problemas para dar inicio aos pagamentos das Bolsas de Estudantes de Messias Targino, que residem em Casas de Estudantes.

Este ano parece que haverá novidades quanto ao pagamento das bolsas, segundo informações colhidas de um funcionário da prefeitura (qual não a necessidade de citar o nome), a prefeitura irá dar um aumento no valor da bolsa que atualmente é de R$ 40,00 passando para R$ 50,00 (Ainda muito baixo), esse será o primeiro aumento que a atual administração realiza desde que a bolsa voltou a ser paga pela prefeitura de Messias Targino.

A outra novidade é que relação ao início pagamentos relevante ao ano. Esse ano tudo indica que nos próximos dias, sairá o pagamento dos meses de Fevereiro e de Março. Nos anos anteriores, só começavam a pagar próximo ao mês de Junho.  

Hoje aproximadamente mais de 40 estudantes vivem em Casas de Estudantes ou similares, onde muitos desde dependem muito da bolsa, pois são de famílias simples e carentes. 

Nota:
Na última administração de César Jales a bolsa foi excluída, talvez por questões políticas. Na administração de Hélio Jales, ouve algumas conversas dos estudantes como Hélio, mas o mesmo apenas queria fazer um jogo de humilhação com os estudantes. No primeiro governo da atual administração, a bolsa voltou a ser paga, depois de um bom tempo que a prefeita tinha assumido, é que a bolsa voltou a ser paga, no caso, no valor de R$ 40,00.