CONHEÇA MESSIAS TARGINO

CLIQUE AQUI E CONHEÇA UM POUCO SOBRE MESSIAS TARGINO

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA - MESSIAS TARGINO

VEJA OS VALORES ORÇAMENTÁRIOS REPASSADOS PELO GOVERNO FEDERAL AO NOSSO MUNICÍPIO

Ganhe Dinheiro com o seu Blog

Ganhe Dinheiro com o seu Blog

terça-feira, 30 de março de 2010

Esclarecimento ao PCdoB

Por João Carias de França

Recentemente, fui procurado por o atual presidente do PCdoB de Messias Targino, o senhor Tairon Medeiros, que desejava saber se eu estava para assumir a presidência do referido partido, ou melhor, se eu seria o indicado pela comissão provisoria à presidência do PCdoB local.

Segundo ele, foi informado por um dirigente de nível estadual, no caso Canindé França, que o “Branco de Diassis (EU)” seria o futuro presidente do PCdoB, escolhido pela comissão provisoria.

Pessoalmente não tenho intenções de assumir a liderança de tal partido, nem mesmo estou participando da comissão provisoria que esta querendo assumir o PCdoB local. Não nego que no início que o grupo estava sendo criado, cheguei a ter uma participação pequena, mas acredito que minha participação não produziu algo que interferisse no futuro do mesmo. Como não simpatizei com a idéia, resolvi ficar de fora do processo, assumindo a posição de um expectador.

Logo, não estou participando, nem muito menos serei eu quem irá assumir o PCdoB local. Outro detalhe, não tenho experiência alguma nesse mundo “impuro” da política, logo não tenho a mínima condição de assumir um cargo alto nível em uma administração partidária, mesmo em um partido de pequeno porte, como é o caso do PCdoB em Messias.

O único partido local que eu tenho algum laço atualmente é o PT, por ter uma história admirável, mas lamentavelmente, a cada dia que se passa esta se estragando, talvez por estar sendo liderado por pessoas que não respeitam a verdadeira filosofia do partido. Hoje não tenho uma vida ativa no partido, e acho que no futuro também não terei, apenas ficarei observando o que os quem se dizem membros do PT fazem o joguinho político sujo das classes dominantes.

terça-feira, 23 de março de 2010

Entrega de 50 Novas Casas Para Famílias Messienses

Hoje, dia 23 de Março, será a solenidade da entrega de 50 residência à famílias carentes messiense, além da entrega de uma praça de lazer e de um comprovante de um carro oferecido pelo Governo Estadual por ter conquistado o Selo Unicef em 2008.

Segundo a Prefeita Shirley Targino, "o nosso objetivo é reduzir cada vez mais déficit habitacional do município. A falta de um programa permanente voltado para construção de casas que não foi trabalhado pelas gestões passadas gerou um aumento do número de famílias sem casas”.

Sobre o premio do Selo Unicef, ele é um reconhecimento das Nações Unidas aos programas de caráter social desenvolvidos no município voltados para a melhor qualidade de vida de crianças e adolescentes.

A entrega esta agendado para às 18:00hs, no Conjunto Osnildo Targino de Freitas (Conjunto das Rosas).

segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água

Dia 22 de março é a data escolhida pela Organização das Nações Unidas para celebrar o Dia Mundial da Água. Mais do que uma comemoração, é um momento para conscientizar a população do planeta a respeito dos problemas relativos à escassez deste elemento indispensável à vida. Cerca de dois terços do corpo humano são constituídos de água, assim como a superfície terrestre, que tem dois terços de sua composição líquida. É o elemento que melhor simboliza a essência humana. No entanto, embora a Terra seja conhecida como o "planeta azul", a água disponível para consumo não é tão abundante como se pode imaginar.

Fonte: Blog Por Trás das Grades

domingo, 21 de março de 2010

Massacre de Pobres Cachorros

No último sábado (20 de março) pela manhã, quem andava pelas ruas da cidade de Messias Targino/RN, se deparava com uma situação bastante triste, de maneira que poderia ser visto espalhados em varias partes da cidade, vários corpos de cachorros mortos, todos por envenenados. Ou ainda poderia presenciar os pobres coitados seguindo o ritual escolhido por responsável do massacre.

Não se sabe quem foi o responsável pela morte dos diversos cachorros, ou mesmo o porquê da matança.

O que se sabe, é que não há motivos que justifique o tal ato, os pobres cachorros morrendo de forma lenta, aos poucos, sentindo a dores provocadas pelo veneno, sem ter reação alguma de defesa.

Mas o que se pode esperar o que no futuro bem distante (isso para Messias Targino) possa ter autoridades competentes que façam algo para coibir massacres como o acima citado, já que esse massacre não foi o primeiro, nem será o último.

Imagem: G1

terça-feira, 16 de março de 2010

Baile Gay

Depois de um tempo sem uma “festa” que marcasse a cidade de Messias Targino/RN, vem ai no próximo dia 27 (Março), o 1° Baile Gay de Messias Targino/RN, com a Discoteca A Favorita. A realização e a responsabilidade pelo evento serão da Equipe Styllus Produções.

O destaque é o fato da iniciativa dentro da cidade.

Nós do Olhar Messiense, esperamos que a população não entenda de forma errada o evento, que deve ser visto de tal maneira que vem proporcionar uma sociedade sem preconceito e que seja capaz de aceitar as diferenças.

terça-feira, 9 de março de 2010

Telecentro de Inclusão Digital – Parte 2

No dia 30 de Outubro de 2009, nós do Olhar Messiense publicamos uma matéria retirada do Blog da Câmara de Messias Targino, que informava da criação de um Telecentro de Inclusão Digital, mas estava aguardando uma doação da Federação da Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte – FECAM/RN e que essa doação seria feita ainda no ano de 2009, se não feita a doação, os computadores seriam adqueridos pela Câmara Municipal de Messias Targino. 


Hoje, terça-feira, 09 de março de 2010, mais quatro meses depois da exposição dessa matéria acima comentada, vai ser (até que em fim) aberto (ou reaberto) na próxima sexta-feira, dia 12 a partir das 19:00, na sede do Poder Legislativo.

O telecentro será composto por 10 computadores doados pelo FECAN/RN (como foi desejado), funcionando nas dependências da Câmara Municipal.

Em seu blog, Pôla Pinto, em sita que o telecentro funcionará “com oferta de serviços para a população carente. As principais atividades oferecidas à população são os cursos de informática básica em software livre e o uso dos equipamentos para acesso a Internet e outros serviços”.

Como sitado aqui no Olhar Messiense (antigo post), um pequeno lembrete sobre a verdade sobre Inclusão Digital: 

“Trabalho de Inclusão Digital não se resume apenas a proporcionar curso de informática, mas proporcionar aos menos favorecidos (a camada excluída) condições de igualdade a classes dominantes na era digital.”

sábado, 6 de março de 2010

Messiense participará da fase nacional da Olimpíada do Conhecimento Rio-2010


No dia 07 de março, o jovem estudante Isac de Oliveira Santos, estará viajando para participar da Olimpíada do Conhecimento Rio-2010, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, na modalidade Mecânica de Manutenção, no período de 09 a 14 de março.

Já foram duas etapas concluídas, uma interna e uma estadual, agora vem a terceira etapa!” diz Isac.

Atualmente esta cursando o Técnico em Mecânica Industrial (em fase de conclusão), no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/CET-IB na cidade de Mossoró/RN.

Antes da sua viajem, a equipe do Olhar Messiense teve o prazer de conversar com o Isac, veja a pequena entrevista que fizemos:

1º - Qual a expectativa pela participação da etapa nacional?

“É uma oportunidade única. Tentar aproveitar o máximo, fazer uma boa prova e conseqüentemente trazer a medalha.”

2º - Como foi o seu treinamento para etapa nacional?

“A principio comecei com 4 horas diárias e com o decorrer do tempo, esse tempo foi aumentando e chegando até ultrapassar às 8 horas diárias, mas sempre pensando no meu bem-estar, pois não poderia desgastar muito mente e corpo.”

3º - E a ansiedade, como é que esta?

“No momento não estou ansioso, posso até ficar quando começarem as provas, mas isso também foi parte da minha preparação, onde tive um acompanhamento de uma psicóloga que me admirou muito o fato de eu ser tranqüilo e não me abalar facilmente.”

4º - O que de bom sua participação pode trazer para cidade de Messias Targino?

“O fato de eu não ser somente um representante do Rio Grande do Norte, mas também da minha cidade de origem, a Messias Targino, onde poderei servir de referencia para muitos estudantes, que desejem sair de lá em busca de algo melhor, não só para ele, mas também para sua família.”

5º - Que pontos positivos você pode trazer da sua participação na etapa nacional?

“O mérito de participar em uma competição de nível nacional já é de grande importância. E No meu currículo estará presente um certificado de excelência de nível nacional, onde o mesmo poderá abrir muitas portas na minha carreira profissional, por exemplo: já tive até mesmo propostas de empregos durante o processo de treinamento.”

Suspensão do Concurso de Caicó/RN

Em nota, o atua prefeito da cidade de Caicó/RN, Rivaldo Costa, comunicou a suspensão do concurso da prefeitura da referida cidade, que estava para acontecer amanhã, dia 07 de março.


A justificativa foi o propósito de atender à decisão judicial, onde deverá "incluir a possibilidade de isenção para pessoas declaradamente pobres".

Fonte: FUNCERN

quarta-feira, 3 de março de 2010

Expansão do PCdoB

Por Rillen Rossy Rocha Reges

Sob a articulação de Rillen Rossy, presidente do PCdoB de Riacho da Cruz-RN e Joelson Oliveira, principal influência do PCdoB em Melancias - Apodi-RN, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) continua sua expansão pelo interior do Rio Grande do Norte. Agora, foi a vez de Messias Targino se incluir ativamente no ciclo comunista do estado. Em verdade, o PCdoB já existia, em tese, naquela cidade, porém de forma muito passiva, desconfigurando os ideais progressistas do partido. "O PCdoB é um partido que está investindo fortemente na força da juventude. Acreditamos na potencialidade e dinâmica dos jovens que temos", disse Joelson Oliveira influência comunista em Melandias, Apodi.

A jogada política em torno do PCdoB de Messias Targino, desenvolveu-se quando Rillen Rossy e Joelson Oliveira conversaram com um líder do partido que confessor um desânimo para com o próprio PCdoB. Tendo em vista que os dirigentes municipais do partido não pretendem apoiar o pré-candidato ao senado Sávio Hackradt (PCdoB), o que configuraria infidelidade partidária. O partido seria entregue a lideranças já desgastadas da família Jales, segundo um comunista messiense. De imediato, preocupado com o futuro do partido no município, Rillen Rossy e Joelson Oliveira, receberam o apoio da direção estadual do partido para nomearem uma nova comissão provisória composta por jovens estudantes comprometidos com os ideais de igualdade e justiça sociais.

Rillen Rossy e Joelson Oliveira, articuladores do movimento que culmina com a nova comissão provisória falam sobre a nova perspectivas para o PCdoB de Messias. "A juventude é a força surpresa que conduz a sociedade. Nós, comunistas, cremos indubitavelmente nesse fato, a prova disso é que a expanção do partido se dá pela juventude. Em Apodi, a Nova Geração é o testemunho de que a política deve ser feita com jovens. Estamos fazendo um trabalho que obteremos resultados a curto prazo, resultados benevolentes, disso sou convicto. Coragem e luta, doravante, regem a juventude messiense."

Messias Targino, Bem-vindo ao PCdoB!

Ouvimos um dos jovens que cuidarão do PCdoB em Messias Targino: A ida do PCdoB a Messias, terra da qual sou filho, é de grande importância, tando para o povo messiense e sobretudo para os jovens, como também para o próprio partido, tendo em vista que, hoje, a direção municipal do PCdoB só existe no papel, ademais, tem a frente pessoas descomprometidas e sem qualquer interesse em colocar em prática os ideais revolucionários e comunistas do partido, fazendo desse, um instrumento de angariação de votos e de politicagem.
 
Assim sendo, reitero de grande relevância a ida do PCdoB a Messias Targino, ocasião em que os jovens terão a oportunidade de descutir e refletir a conjuntura política de nosso estado. E que a nova direção do PCdoB seja comprometida com a transformação social."

terça-feira, 2 de março de 2010

Resultado: Mestrado de Física


No último dia 1º do corrente mês, a Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FANAT/UERN) divulga o resultado de seleção ao curso de Mestrado em Física. Sendo 5 Cadidatos Selecionado para o Mestrado e 3 Cadidatos Suplentes.


Entre os Candidatos Selecionados está presente na lista um messiense, o jovem Renato Estevam da Silva.

Renato começou seus estudos na Escola Municipal Professor Júlio Benedito (Messias Targino/RN), onde cursou até o 8º ano do ensino fundamental. O seu ensino médio foi totalmente cursado na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho (Mossoró/RN). Aproximadamente a um ano atrás, concluiu a graduação Licenciatura de Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.  Atualmente o mesmo é funcionário da prefeitura de Janduís/RN.
 
Essa grande vitória conquistada pelo Renato deve servir de incentivo os demais estudantes messiense, pois o mesmo, com muitas dificuldades sofridas na sua vida de estudante, soube administrar todas as dificuldades que encontrou pelo caminho e hoje deu um grande passo para um futuro melhor para ele e sua família.

Parabéns Renato.

Equipe do Olhar Messiense

segunda-feira, 1 de março de 2010

Polêmica: fim da gestão democrática

Sara Vasconcelos - Repórter




Numa inversão de valores e de termos, a Prefeitura do Natal pôs fim a uma das maiores conquistas do sistema educacional, construído nos últimos 24 anos: a gestão democrática nas escolas. O mecanismo que regulamenta a eleição direta para diretor e vice-diretor da rede municipal de ensino, pela comunidade escolar, foi revogado com a reforma administrativa, sancionada pela prefeita Micarla de Sousa. Com isso, a renovação das  direções, a partir de julho deste ano, retomará o caráter político-eleitoreiro de indicação de nomes. A manutenção do modelo anterior é um dos pontos da pauta de reivindicação dos professores da rede municipal, em greve desde o dia 18 de fevereiro.

De acordo com o artigo 10, inciso 41, da lei complementar 109, sancionada em 24 de junho de 2009, que versa sobre a função gratificada de diretor e vice-diretor, os cargos passam a ser “atribuídos, por ato do Chefe do Executivo, mediante indicação do Secretário Municipal de Educação”. A mudança se contrapõe à lei de gestão democrática, número 087/2006, que regulamenta as eleições para tais funções e a criação do Conselho Escolar, cabendo ao poder executivo nomear os gestores escolhidos. O dispositivo estipula ainda remuneração para as funções, conforme o porte da escola, podendo variar de R$ 1.176,00 a R$ 700,00, para diretor; e de R$ 1.008,00 a R$ 600,00 na vice-direção.

A nova legislação, avalia a coordenadora geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sinte/RN) Fátima Cardoso, é um retrocesso descomunal e inaceitável à trajetória de luta da categoria para regulamentar e assegurar o processo democrático. “A luta não será abortada agora. Entendemos que a disputa democrática é um exercício participativo de cidadania para toda comunidade, baseada na apresentação e defesa de projetos pedagógicos, por pessoas que conhecem o perfil e necessidades das instituições de ensino onde estão inseridas. E por isso tem o reconhecimento de professores, funcionários estudantes e pais de alunos com direito ao voto. Os cargos comissionados põe em risco”, disse.

Desde que a lei entrou em vigor, o Sinte/RN solicita à Secretaria Municipal de Educação a criação de emenda complementar para restabelecer à SME, dentro do sistema eleitoral, a atribuição de apenas nomear, entretanto, apesar das “promessas” de que o dispositivo não será usado, não há respaldo legal. Com isto, as eleições previstas para ocorrer em julho deste ano em 74 escolas e 16 CMEIs poderão ser anuladas e os gestores substituídos por cargos políticos.

Professores lamentam retrocesso

Entre os professores, a mudança na lei é motivo de indignação. Considerado um instrumento de modificação e melhoria na gestão das instituições de ensino, devido a participação e controle social, a categoria requer a anulação da legislação vigente. “A educação retrocedeu e caiu com esta lei. O formato proposto retira a autonomia das escolas e permite a manipulação e repressão aos professores”, frisou o professor Wanildo Nunes de Oliveira Júnior, 62, da Escola Iapsara Aguiar, no Panatis.

Para a professora Nailde Dantas Lima, do CMEI Maria Abigail, em Nova Natal, ao escolher o candidato se delega ao eleitores a responsabilidade de fiscalizar os recursos, projetos e problemas internos de cada escola. “O mal da indicação, do cargo comissionado é que nem sempre é uma pessoa qualificada para função. Vem de outra realidade. Isto compromete o trabalho realizado”, acrescentou. A opinião é compartilhada pela  educadora infantil Juliana Saldanha que espera bom senso dos gestores. “Não se pode brincar com educação e colocar quem não é do meio para dirigir a instituição”, disse.

Manobra política

O presidente da Comissão de Educação da CMN, vereador Luis Carlos, que se posicionou contra a reforma administrativa à época da votação no legislativo, em junho passado, enfatizou que a aprovação da lei que põe fim ao direito de escolha da comunidade escolar ocorreu graças a uma “manobra política” da prefeita Micarla de Sousa. Após haver o consenso de que o ponto referente ao fim do pleito da educação não seria incluído para reforma,  a lei foi votada “na base da confiança”.

“Devido ao caráter de urgência após várias revisões, a prefeita numa manobra para absorver as emendas apresentadas por vereadores, incluiu este inciso, que foi votado em bloco. Havia uma definição e confiamos que, por representar um retrocesso impensável, de fato, ficaria de fora”, afirmou. “Quem votou a favor, esperando as verbas, prejudicou a educação”, acrescentou.

O parlamentar ressalva que, apesar de aprovado, há um entendimento junto a SME de não se valer do mecanismo. A Comissão aguarda o processo de regulamentação da lei 109, para proceder modificações.

Concurso

A diretora do Instituto de Desenvolvimento  da Educação (IDE) Claudia Santa Rosa aponta saída para garantia da gestão democrática. Contrária a retomada do antigo modelo de indicação, que  torna as direções “moedas” políticas, ela também critica os sistema de eleição direta.

“A gestão municipal das escolas passará a ser de fato válido se for instituído o sistema de concurso público para as funções, atrelado a avaliação de competência e formação continuada destes gestores, para não incorrer no risco de quebra com a mudança de governo”, avalia a pedagoga.

Governadora veta eleições para 27 escolas

Dez dias após autorizar o processo das eleições e estabelecer calendário para inscrição e eleições para direção nas escolas da rede estadual de ensino que não participaram do processo em 2009, a Secretaria Estadual de Educação e Cultura (SEEC) voltou atrás e revogou a determinação. De acordo com    a portaria número 355/2010, publicada no Diário Oficial de 24 de fevereiro, o secretário em exercício Otávio Augusto de Araújo Tavares “torna sem efeito os termos da Portaria n.º 341/2010-SEEC/GS, publicada no DOE de 13/02/2010”.

Apesar da assinatura na portaria, o secretário em exercício e também presidente da  comissão eleitoral permanente da SME garante que “a revogação cumpre a vontade manifestada, por telefone, pela governadora Wilma de Faria”,  e que a publicação não teria saído da SME. Otávio Tavares explica que na  terça-feira (23) recebeu ligação do vice-governador Iberê de Sousa de que por orientação da governadora, seria publicado uma portaria causando sem efeito a publicada no dia 13. “O assessor do  vice-governador informou ao chefe de gabinete da secretaria que a revogação se daria porque, à época, dois dias após a morte de Rui Pereira, eu não era nomeado”, disse.

A suposta autoria causou mal-estar ao secretário que  mantém o posicionamento a favor da retomada do processo eleitoral. Para esclarecer o ocorrido, Tavares irá divulgar carta aberta à sociedade, que será enviada a governadora, onde descreve todo o processo e sugere ainda a revisão da última decisão da governadora. “Ocorreu um lapso. O nome que deveria ser publicado é o de quem tem o poder de revogar. Lamento a situação. Principalmente por ver o governo que pos fim ao procedimento de indicação, ser o mesmo governo a retomá-lo. É como se rasgasse a lei que ela escreveu”. As 27 escolas estão desde janeiro sendo geridas pelos antigos diretores, que após exoneração em 30 de dezembro, com o fim do segundo mandato, foram reconduzidos para “responder internamente” graças a um ato governamental publicado em 9 de fevereiro. O ato nomeia até posterior decisão da governadoria para realização de eleições, os diretores e vice-diretores destas unidades.

Com prazo  para finalizar até dezembro passado as eleições,  o processo sequer foi deflagrado devido  nestas instituições. Isto porque, aproveitando uma brecha na legislação, no prazo legal não houve inscrição de candidatos às vagas. De acordo com a lei número 290/95, em caso de vacância (quando não ocorre inscrições) cabe ao executivo indicar os gestores.

Bate-papo

Elias Nunes - Secretário

A reforma administrativa, lei 109 de 24 de junho de 2009, artigo 10, inciso 41, determina que os cargos de diretor e vice-diretor das escolas municipais passem a ser indicados pelo Executivo. A secretaria entende que a indicação política dos cargos é a melhor forma para escolha da direção?

 Não há revogação e tampouco a cassação dos direitos É preciso que fique claro que a lei complementar 109, da reforma administrativa, trata de um procedimento administrativo, a indicação do secretário para que os eleitos no processo democrático sejam nomeados pelo executivo. É uma questão meramente administrativa. O processo continua regido pelo art. 59, da lei orgânica do município de 1990, que garante o processo de eleição nas escolas. A lei complementar  não altera o que está na lei maior.

A indicação seria um retrocesso na forma de gerir as instituições?
Não há indicação, nem revogação de lei, nem retomada de modelo. Esta polêmica é questão de interpretação da lei para encher página de jornal. A lei complementar não tem poder  de invalidar a lei maior.

Então, o inciso 41, mantém as eleições diretas para a direção como vem sendo anunciado pela prefeitura?
Isso. Para mim está muito claro.

Desde a sanção pela prefeita,  os professores  a criação de emenda complementar para que caiba ao Executivo a função de nomear, como previa a lei número 087/2006. Há possibilidade ?
Não, porque a lei orgânica do município é maior.


Nota do blog:
Defendemos o concurso público para diretor e vice-diretor das escolas estaduais e municipais, defendendo assim um processo grandioso e plausivo como a democracia. Uma gestão democrática tende a promover a qualidade da escola pública e passa pela implantação de processos que profissionalizem a gestão.  Entretanto, como sabemos bem, somente o concurso também não resolve. É necessário um consistente programa de formação continuada, combinado com a avaliação de desempenho e, consequentemente, medidas administrativas, serevas, para aqueles que não corresponderem. Quando questiono a prática das eleições o faço, também, por constatar a instalação de práticas e disputas internas que fragmentam e destinam energias dos que estão nas escolas para uma finalidade que não agrega aos processos de ensino e aprendizagem. Por outro lado, tem sido comum escutar e saber que gestores termimam os seus mandatos e deixam as escolas inadimplentes, desorganizadas. Sem gestão eficiente continuaremos patinando nos indicadores educacionais que tanto desejamos elevar. 
Adaptado leitor Tribuna do Norte.


fonte: Tribuna do Norte - Publicação: 28 de Fevereiro 
foto: Alex Régis