quarta-feira, 21 de abril de 2010

"Brazil takes off" Verdades e mentiras


Recentemente andou circulando pela grande rede (internet) uma tabela com dados que fazia uma comparação entre o governo Lula e o de Fernando Henrique Cardoso, onde mostrava relevante progresso do Brasil. Supostamente esta tabela teria sido publicada no The Economist com titulo “Brazil Takes off” (Brasil decola, numa tradução livre).

Procuramos informações sobre o assunto direto da fonte (The Economist) tivemos acesso a matéria original, ainda em inglês, e o que constatamos é que esta tabela nunca foi publicada na mesma. A matéria é extensa, com nove paginas, comenta sobre diversos aspectos sobre o Brasil principalmente economia e política porem em momento algum faz uma comparação entre os dois governos. Alias os comentários presente na matéria diz que muito do progresso de Lula é devido à herança do governo FHC.

Quem tiver curiosidade em ler a matéria em questão basta acessa a pagina online do The Economist em www.economist.com fazer um cadastro que terá acesso as matérias, inclusive “Brazil takes off” .

Não estamos aqui nos posicionando contra ou a favor de ninguém, pois bem que é fato visível a melhora do Brasil. E em caso comparativo possa até ser que os dados sejam até melhores do quer os presentes naquela tabela. O que não podemos é acreditar fielmente em propagandas que circulam de forma maliciosa.

O Brasil ainda tem muito que caminhar para ser este “oba oba” que vem sendo propagada lá fora com BRIC e Takes Off. Temos um país enorme onde sua desigualdade social é proporcional ao seu tamanho, antes de liberar dinheiro para os bancos estrangeiros devíamos liberar feijão e arroz no prato de quem tem fome.

veja a tabela aqui


Um comentário:

  1. A tabela certamente não é do The Economist, mas é verdadeira, reflete fatos concretos. O The Economist, aliás, é mais uma bíblia neoliberal e tenta interferir na política brasileira de diversos modos. Eles apoiaram a privataria!!!

    ResponderExcluir