quinta-feira, 20 de junho de 2013

#RevoltadoBusão confirma nova manifestação nesta quinta em Natal

Um novo protesto do movimento #RevoltadoBusão está confirmado para quinta-feira (20) em Natal. Na página do evento no Facebook, mais de 19 mil pessoas confirmaram presença na manifestação até o fim da tarde desta segunda-feira (17). O ato está marcado para acontecer às 17h da quinta nas imediações do shopping Via Direta. O protesto foi confirmado pelo estudante Tiago Aguiar, que integra o Comitê de Comunicação do movimento #RevoltadoBusão. "A expectativa é de uma manifestação com milhares de pessoas", afirma.

Estrutura do movimento enviou nota convocando entidades e movimentos sociais a participar de uma reunião plenária na terça-feira (18), às 17h, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). De acordo com a nota, "o objetivo da plenária é o acúmulo de forças entre entidades e manifestantes que possuam como pauta comum o direito à cidade, e possam mobilizar a população por mudanças reais para a população".

Além da revovação dos aumentos das tarifas no transporte público, o movimento informa que está entre as pautas "a defesa da liberdade de manifestação política, que tem sido atacada pela repressão aos movimentos sociais". Tiago Aguiar reforça que outra meta da plenária é discutir questões estruturais do ato e articular a busca do diálogo com o governo para evitar repressão. "Queremos tentar o diálogo para que não haja repressão. Em São Paulo foi garantida a segurança dos manifestantes e a polícia não poderá utilizar balas de borracha no próximo protesto", explica o estudante. Segundo ele, a convocação das entidades visa "unificar toda a possibilidade de movimento popular. A ideia é fortalecer", conclui.

A pauta de reivindicações do movimento na página do protesto de quinta inclui a redução imediata das tarifas em toda grande Natal; acabar com a dupla função do motorista cobrador; bilhetagem única (ônibus e alternativos); integração entre os ônibus da grande Natal/RN; passe-Livre para Estudantes e Desempregados; criação do Fórum permanente sobre transporte público; ônibus 24h; renovação imediata de toda frota; retorno imediato de todas as linhas extintas; construção de corredores exclusivos para ônibus, bem como malha viária adequada para ciclistas (ciclovias); por um transporte 100% público.

Foram convocados mandatos de seis vereadores de Natal, além das seguintes entidades e movimentos sociais: Comitê Popular da Copa, Amigos do Bosque das Dunas, 10 Mulheres, SOS Ponta Negra, Associação Potiguar Amigos da Natureza (Aspoan), Centro de Referência em Direitos Humanos da 

UFRN, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest), Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte), Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no RN (Sindsaude), Sindicato dos Servidores Públicos de Natal (Sinsenat), Sindicato dos Bancários, Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica (Sinasefe), Sindicato dos Servidores da Administração Indireta (Sinai), Sindicato dos Servidores do Serviço Público (Sintsef), Sindicato dos Guardas Municipais (SindGuardas), Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar (Asspm), Sindicato dos Vigilantes (Sindforte), Diretório Geral dos Estudantes (DCE) UFRN, DCE UNP, DCE Maurício de Nassau, DCE UERN, Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), Movimento Sem Terra (MST), Fora do eixo, Blogprog, Tropa Trupe, Bicicletada Natal, Levante Popular da Juventude, Motyrum, Marcha das Vadias, Pau e Lata, Coletivo Antiproibicionista Potiguar, Torcidas Organizadas Garra Alvinegra/Máfia Vermelha/Alecrim, Forum potiguar de comunicação e Forum LGBT.

Confira a nota na íntegra

"A Comissão de estrutura do movimento #RevoltadoBusao, vem através da presente, mui respeitosamente, convidar as entidades e movimentos sociais a participar de reunião plenária, a acontecer na próxima terça feira, 18, às 17h, no centro de convivência da UFRN.

O objetivo da plenária é o acúmulo de forças entre entidades e manifestantes que possuam como pauta comum o direito à cidade, e possam mobilizar a população por mudanças reais para a população. Temos como pautas, entre outras, a revogação do aumento das tarifas no transporte público e a defesa da liberdade de manifestação política, que tem sido atacada pela repressão aos movimentos sociais.

Em momento em que as cidades brasileiras se unem por esta luta, é imprescindível a presença de nossas forças em conjunto para as melhorias para a população.

Natal, 17 de junho de 13

Comissão de estrutura do movimento #Revoltadobusao"

Fonte: G1

0 comentários:

Postar um comentário