domingo, 20 de janeiro de 2013

[Literatura Potiguar] Carlos Fialho


Carlos Fialho nasceu em Natal em 1979 e estudou no Colégio Nossa Senhora das Neves, onde participou do jornal Boca Livre escrevendo crônicas e textos em geral. Já no Ensino Médio foi escolhido para ser o diretor de comunicações do grêmio estudantil e nomeado editor-chefe do jornal do qual participava. Mais tarde, com o apego à escrita, cursou Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Publicidade na Universidade Potiguar (UnP), tendo maior identificação com o segundo curso. Na universidade, escreveu com amigos para um fanzine chamado AZ Revista e teve o seu trabalho de conclusão de curso premiado nacionalmente pelo Congresso Intercom, em 2000, e, em 2001, ganhou um prêmio de redação promovido pela Associação Brasileira de Propaganda. Em 2004 lançou em  conjunto com os escritores Daniel Minchoni, Patrício Júnior e Thiago de Góes, o selo editorial Jovens Escribas, e, em 2010, o selo Bons Costumes, destinado a obras de não-ficção. Fialho escreve crônicas semanais para o Novo Jornal, além de manter um blog pessoal chamado O Fiasco, que foi seu apelido na universidade. Além da carreira como escritor trabalha como publicitário. Carlos Fialho lançou quatro livros : Verão veraneio – crônicas de uma cidade ensolarada (2004), É tudo mentira (2006), Mano Celo – o Rapper Natalense (2009) e, Uns contos de Natal (2011).

Gostou da Postagem?

Um comentário:

  1. CAVALGADA 2013 PROGRAMA FORRÓ E VAQUEJADA (FM FRATERNIDADE) 4ª EDIÇÃO

    Acontece no próximo dia 26 de janeiro na cidade de UMARIZAL (RN), a 4ª edição da cavalgada de aniversário do programa FORRÓ E VAQUEJADA E DA FM FRATERNIDADE. Ambos comemorando 05 anos de programação através das ondas 104,9 emissora de rádio local.
    Esse ano o evento foi anunciado um pouco tarde, em virtude dos organizadores da mesma, estarem apreensivos com relação a seca que enciste em continuar devastando nossa região. Mais alguns adeptos da cultura de nossa região resolveram que não poderíamos deixar que essa corrente de cultura viesse se desimar, pois só assim conseguiríamos cada vez mais solidificar as tradições do nosso sertão.
    Visto isso, com ajuda de alguns colaboradores e admiradores da cultura nordestina, o nosso sonho de continuarmos firmes e fortes na organização da cavalgada 2013 continua. A seguir a nossa programação.
    --SAÍDA DE OLHO D'ÁGUA DOS BORGES, PASSANDO NO SÍTIO CAJAZEIRAS COM DESTINO A UMARIZAL DIA 26/01/13

    PROGRAMAÇÃO CAVALGADA 2013:
    -- 07:00 Café da manhã para vaqueirama na cidade de Olho D'água dos Borges, oferecido pela Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Brenno Queiroga

    -- 08:00 Saída de Olho D'água rumo ao sítio Cajazeiras onde teremos um bate sela, sendo oferecido um churrasco a vaqueirama de um boi e vários carneiros.

    --Por volta de Meio Dia sairemos das Cajazeiras rumo a Umarizal onde a vaqueirama será recepcionada com uma grande feijoada oferecida pela Prefeitura Municipal, na pessoa do prefeito Calindson Onofre (Mano). Regado a muito som e diversão.

    PS: Quero lembrar ainda aos vaqueiros, que durante o percusso haverá água para todos e bonés para vaqueiros montados participando da cavalgada. Também quero lembrar que haverá água para os cavalos nas duas paradas respectivamente.

    PREPARE SUA MONTARIA
    VENHA PARTICIPAR
    DA IV CAVALGADA
    GARANTO VAI GOSTAR
    DO FORRÓ E VAQUEJADA
    PROGRAMA DA MADRUGADA
    QUE TODO DIA VAI AO AR

    SÃO 5 ANOS DE SUCESSO
    E ALEGRIA MATINAL
    PRA QUEM ACORDA CEDO
    AQUI EM UMARIZAL
    TRAZENDO NOVIDADES
    PARA MUITAS CIDADES
    E TODA ZONA RURAL

    CONVIDO VOCÊ VAQUEIRO
    PRA ESSE GRANDE EVENTO
    QUE SERÁ DIA VINTE E SEIS
    NÃO SEJA DESATENTO
    PRA NÃO PERDER A DATA
    BOTE NA MÃO A CHIBATA
    TRATE DE FICAR ATENTO

    É O RESGATE DA CULTURA
    AQUI DE NOSSA REGIÃO
    QUE CONTA A HISTÓRIA
    DO VAQUEIRO DO SERTÃO
    CABOCLO CABRA DA PESTE
    QUE AMA SEU NORDESTE
    E CORRIDAS DE MOURÃO

    SAI DE OLHO D'ÁGUA
    QUANDO O SOL RAIAR
    LOGO DEPOIS DO CAFÉ
    COMEÇAMOS A CAVALGAR
    NO BALANÇO DAS BANDEIRAS
    IREMOS A CAJAZEIRAS
    COMER CHURRASCO POR LA

    A CHEGADA DA COMITIVA
    JÁ ESTÁ PROGRAMADA
    SERÁ NO BOSQUE MUNICIPAL
    QUE TERMINA A CAVALGADA
    COM SOM DE PAREDÃO
    ANIMANDO A MULTIDÃO
    NUMA GRANDE FEIJOADA

    TEXTO: JATÃO VAQUEIRO

    ResponderExcluir