terça-feira, 10 de maio de 2011

Lixo Messiense Será Tema de Artigo em Workshop na Cidade de São Paulo

Na próxima semana, do dia 18 a 20 de maio, acontecerá na cidade de São Paulo (SP) o 3rd International Workshop: Advances In Cleaner Productions, e um dos artigos apresentados no evento será “A Construção Social do Lixo: Uma Análise das Representações Sociais em Torno do Assunto no Município de Messias Targino (RN)” de A. K. P. de Almeida, A. S. B. da Silva e F. L. S. Campos.

O artigo trata de uma pesquisa de campo realizada aqui em Messias Targino-RN, analisando quais as representações sociais da população em torno do acúmulo físico do lixo local. Também é abordado uma avalição por meio de coletas de dados através de observação e entrevistas com população.

A apresentação está marcada para o dia 19 no turno da tarde.

Clique aqui para baixar o artigo

International Workshop: Advances in Cleaner Production

O "International Workshop: Advances in Cleaner Production” é um fórum multi e interdisciplinar de troca de informações e resultados de pesquisa sobre tecnologias, conceitos e políticas baseadas em Produção Mais Limpa, projetadas para auxiliar a almejada mudança para uma sociedade sustentável.

Produção Mais Limpa é um conceito que vai além do simples controle da poluição. Envolve pesquisa e desenvolvimento de novos processos, materiais e produtos que resultem em maior eficiência no uso de recursos e energia. Prevenção é a primeira abordagem dos governos e das corporações comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Para isso é necessário assegurar estratégias ambientalmente amigáveis e economicamente robustas de produção e de serviços. 

A adoção da Produção Mais Limpa por governos, empresas e universidades vem-se acelerando com os programas de assistência técnica e de treinamento. Cabe ressaltar que essas iniciativas, mesmo que implementadas por todos os governos e corporações, não representam uma garantia de alcançar o Desenvolvimento Sustentável. Isso se deve à falta de uma ciência e, conseqüentemente, de uma engenharia do desenvolvimento sustentável consolidada. O tema do Workshop estimula a discussão de fundamental importância: “Iniciativas e Desafios de Produção Mais Limpa para um Mundo Sustentável”.

Imagem: UNIP 

Gostou da Postagem?

0 comentários:

Postar um comentário