CONHEÇA MESSIAS TARGINO

CLIQUE AQUI E CONHEÇA UM POUCO SOBRE MESSIAS TARGINO

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA - MESSIAS TARGINO

VEJA OS VALORES ORÇAMENTÁRIOS REPASSADOS PELO GOVERNO FEDERAL AO NOSSO MUNICÍPIO

Ganhe Dinheiro com o seu Blog

Ganhe Dinheiro com o seu Blog

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Messias Targino receberá a 2º Expedição Xadrez Pelos Caminhos do Sertão


O Clube de Xadrez de Açu (CXA) realizará sua 2ª expedição enxadrística, desta vez por estágios. O primeiro estágio será amanha, dia 30 de julho de 2011, com duas etapas: 1ª Etapa será aqui na nossa cidade, Messias Targino-RN e a 2ª Etapa será na cidade de Janduís-RN.

A Etapa de Messias Targino será realizada no Centro de Cultura, tendo inicio às 7h30min. 

O torneio será aberto, qualquer pessoa poderá participar e não haverá taxa de inscrições.

A etapa Messiense conta com o apoio de:

  • Blog Olhar Messiense
  • Borges Eletromóveis 
  • Prefeitura de Messias Targino


Câmara Aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias


Do Blog da Câmara de Messias Targino

Em sessão ordinária da Câmara Municipal, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Diretrizes Orçamentárias – LDO, que versa sobre as principais ações financeiras que farão parte do orçamento do ano que vem para o município de Messias Targino.

Estiveram presentes os vereadores Alexandre Jales – presidente, Ilson Medeiros (Mandioca) – 2º secretário, Francimar Ezequiel – 3º secretário, Genésio Neto, Aroldo Dantas e Antenor Laurentino Neto, os quais votaram a favor do projeto.Usaram a palavra no primeiro e único expediente, os vereadores Genésio Neto, Antenor Laurentino e Alexandre Jales. 

O vereador Pôla disse que o parlamentar é muito bem pago e precisa estar presente em todas as sessões, lamentando a ausência de alguns vereadores; O vereador Antenor concordou com Pôla e disse que a população está atenta aos colegas que faltarem com o compromisso da sessão, apenas uma vez por semana.

Já o vereador presidente Alexandre Jales disse da satisfação de estar concluindo o primeiro semestre das atividades legislativas na condição de presidente e anunciou a reativação do tele centro para o próximo período.

Nesse primeiro semestre pude perceber a harmonia entre os colegas. Sobre essa questão de alguém que falta à sessão, cada um deve fazer sua avaliação e se corrigir. Estamos encerrando esse período de cara nova, com a Câmara reformada e ampliada para melhor atender aos nossos servidores e ao povo. Quero, no próximo período, se Deus quiser, reativar o tele centro”, finalizou.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Câmara Municipal de Messias Targino mantém união entre poderes e investe em inclusão digital

Do Blog Portal da Comunicação

A Câmara de Messias Targino, município situado na região do Oeste Potiguar, distante 298 km de Natal continua mantendo um excelente relacionamento com o Poder Executivo. Segundo o presidente do Poder Legislativo de Messias Targino, vereador Alexandre Jales Dantas (PMDB), essa sintonia existente entre poderes proporciona mais benefícios em favor do município e da população.

Em recente entrevista concedida a imprensa, Alexandre Jales elogiou as ações do governo municipal e enalteceu o trabalho desenvolvido por todos os seus pares. Na oportunidade Alexandre fez veemente apelo a governadora Rosalba Ciarline no sentido de ajudar a prefeita Shirley Targino na condução dos destinos do município com mais ações do governo do estado em educação, saúde, agropecuária, habitação, infra-estrutura e obras assistenciais.

Em convenio com a FECAM – RN (Federação das Câmaras Municipais do Estado do Rio Grande do Norte), a Câmara Municipal de Messias Targino instalou um Telecentro oferecendo cursos de informática aos jovens do município. Outra importantíssima iniciativa foi a assinatura do convênio com a INTERLEGIS maior programa de integração legislativa desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fonte: Portal da Comunicação

Grupo da Alemanha Visitará a Associação Esperança

Do Blog da Prefeitura de Messias Targino

Nesta quarta-feira (27) um grupo da Alemanha visitará a sede da Associação Esperança localizada na Fazenda Canta-Galo, eles irão conhecer os produtos produzidos e consumidos pelos agricultores da região e irão conhecer como é o funcionamento da Associação.

Os organizadores da Associação Esperança convida toda a população para recepcionar o grupo, pois é um fato que merece o apoio da população , não só da zona rural, mas de todo o município, desde já agradecemos à presença.

Fonte: Blog da Prefeitura de Messias Targino

Encontro com Idosos é realizado semanalmente

Do Blog da Prefeitura de Messias Targino

A prefeitura municipal de Messias Targino através das secretarias de cultura e ação social vem realizando todo Sábado o encontro com Idosos do Grupo “Viva Melhor”. Os encontros acontecem no Centro de Apoio ao Idoso Criança e Adolescente - CAICA. Segundo informou o secretário de Ação Social Anderson Medeiros, todo sábado é realizado um encontro festivo de acordo com o momento que está se vivendo. “Objetivo dos encontros é reunir os idosos para proporcionar um momento de laser e troca de experiências”, informou Anderson
O grupo de idosos vem sempre participando de eventos realizados no município se apresentando com quadrilhas dançadas pelo Grupo.

Dá a atenção a terceira idade é muito importante, pois é uma fase da vida em que o corpo impõe certas limitações, mas, por outro lado, é um tempo de vivenciar experiências que, durante a vida adulta, às vezes precisam ser deixadas de lado em função dos compromissos do dia-a-dia”, destacou a prefeita Shirley Targino.

Fonte: Blog da Prefeitura de Messias Targino

Como você avalia a administração do Município de Messias Targino?

O Blog Notícias do RN iniciou no dia 15 desse mês uma enquete com o objetivo de saber  opinião do leitor sobre como ele avaliava a Administração de Messias Targino/RN. Apenas 96 leitores votaram  na enquete, desses 50% avaliaram entre bom e Excelente.

Veja como terminou a enquete:
  • Excelente 24 (25%)
  • Boa 24 (25%)
  • Regular 21 (22%)
  • Ruim 6 (6%)
  • Péssima 18 (18%)

Com informações do blog Notícias do RN

Banda Filarmônica de Messias Targino Mantém Ritmo de Ensaios

Do Blog da Prefeitura de Messias Targino

Viver do que a música possa render financeiramente nunca foi tarefa fácil para quem está começando, principalmente para quem está no interior do Estado, que já não tem essa projeção toda no cenário nacional, que geralmente privilegia os músicos e bandas que estão localizados nas regiões Sul e Sudeste, principalmente no eixo Rio-São Paulo, e, dentre estes, os artistas que executam somente aquilo que é ditado pela mídia, que poucas vezes enxerga talento para lançar no mercado.

Mas, persistentemente, os jovens da Banda Filarmônica, de Messias Targino, mantêm-se firme no propósito de conseguirem, uma oportunidade para mostrarem seu talento.

Contando com o apoio da Administração Municipal da cidade, e da Associação Comunitária dos Agricultores de Messias Targino, quando da sua formação inicial, a Banda Filarmônica, formada por talentosos jovens messienses, mantém-se uma rotina de ensaios, atualizando, sempre, o seu repertório que é bastante variado, em que se destacam vários estilos.

A banda tem se apresentado, vez por outra, em festas populares realizadas pela Prefeitura de Messias Targino (como a de Emancipação Política, realizada em maio de cada ano) e noutras oportunidades,

Os ensaios acontecem todas as quartas e quintas feiras no turno da manha, tarde e noite, a Banda já conta com vários instrumentos musicais tais como: bateria, trompete e flautas entre outros instrumentos.

A Banda é um incentivo muito grande para esses jovens, muitos ficavam nas ruas fazendo coisas erradas e nem estudavam, não respeitavam seus pais, hoje são jovens compromissados, todos frequentam a escola isso é muito gratificante tanto para mim quanto para a comunidade” disse o Maestro da Banda Luiz Carlos Lima.

Nota do Blog Olhar Messiense: O nome da Banda é "Orquestra José Reginaldo de Melo"

Fonte: Blog da Prefeitura de Messias Targino

Prefeita Shirley Targino Entregou 12 Casas Populares

A Prefeita Shirley Ferreira Targino entregou na segunda feira(25) na sede da prefeitura municipal de Messias Targino, 12 casas populares.

A Prefeita Shirley Ferreira Targino entregou pessoalmente as chaves e informou que irá trabalhar até o último dia de mandato para entregar todas as casas previstas para serem construídas.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Prefeitura de Pombal (PB) abre concurso para 250 vagas

A Prefeitura de Pombal (PB) abriu concurso para 250 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade, desde fundamental incompleto até nível superior. Os salários variam de R$ 545 a R$ 1.100.

Os cargos de nível fundamental são de agente de limpeza urbana, auxiliar de saúde bucal, auxiliar de serviços gerais, borracheiro, carpinteiro, coveiro, eletricista, fiscal de limpeza urbana, guarda municipal, mecânico, motorista categoria "B", "C" e "D", operador de equipamentos rodoviários categoria "D" e "E", operário, pedreiro, pintor, serralheiro e servente de pedreiro.


Os cargos de nível médio são de agente administrativo, agente comunitário de saúde, agente cultural, agente de trânsito, agente fiscal de tributos diversos, educador social, fiscal sanitário, instrutor de música, intérprete de libras, técnico (agrícola, contábil, enfermagem, higiene dental, informática e radiologia).

Os cargos de nível superior são de advogado, arquiteto, assistente social, bioquímico, cirurgião dentista protesista, dentista (cirurgião buco maxilo facial, endodontista e periodontista), educador físico, enfermeiro, enfermeiro auditor, engenheiro agrônomo, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, médico auditor, médico veterinário, nutricionista, odontólogo, professor mag. II (artes, ciências, educação física, geografia e religião) e psicólogo. Para quem tem magistério, os cargos são de instrutor de braile, monitor de creche e professor magistério I (zona urbana, rural e EJA).

As inscrições podem ser feitas de 25 de julho a 26 de agosto através do site www.mettaconcursos.com.br ou, presencialmente, de segunda a sexta-feira, exceto sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no prédio da Secretaria de Assistência Social, localizada na Rua Coronel João Leite, s/n, Centro, Pombal (PB). A taxa de inscrição é de R$ 31,50 a R$ 72.

A data da prova objetiva será divulgada a partir de 19 de setembro no site www.mettaconcursos.com.br e no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Pombal (PB).

Fonte: G1/Globo.com 

Prefeitura de Canguaretama (RN) abre concurso para 147 vagas

A Prefeitura de Canguaretama (RN) abriu concurso para 147 vagas de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 545 a R$ 1.050,00.

Os cargos de nível fundamental são de agente comunitário de saúde, eletricista, mecânico, marceneiro, pedreiro, auxiliar de serviços gerais, inspetor escolar. auxiliar de oficina mecânica, merendeira e jardineiro.

Os cargos de nível médio são de técnico em enfermagem, agente administrativo, Secretário Escolar, Digitador, Auxiliar de Biblioteca, Recepcionista e Motorista A/B, C e D.

Os cargos de nível superior são de assistente social, psicólogo, médico veterinário, professor de português, professor de matemática, professor de ciências, professor de história, professor de geografia, professor de inglês, professor de artes, professor de educação física, professor de ensino religioso.

As inscrições podem ser feitas de 25 de julho até as 23h59 de 28 de agosto pela internet, através do site www.acaplam.com.br. Também é possível se inscrever pessoalmente, até dia 26 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no prédio do Centro de Eventos de Canguaretama, localizado na Praça Augusto Severo, s/n, Centro, Canguaretama (RN). As taxas de inscrição variam de R$ 23 a R$ 62.

As provas escritas serão realizadas no dia 9 de outubro.

Fonte: G1/Globo.com 

domingo, 24 de julho de 2011

Top 5 - Mais Lidos da Semana: 17 a 23 de Julho

Entre os dias 17 a 23 de Junlho o Blog Olhar Messiense obteve 534 visitas únicas, gerando um total  de 802 páginas visitadas, média de 1,50 Página/Visita e tempo médio de acesso de 1min51sec durante toda a semana citada. O Sábado (23) foi o dia com mais acesso, foram 195 visitas únicas. 

Top 5: Matérias Mais Lidas no Olhar Messiense:
  1. Campo Grande - Agente Penitenciario Federal Morre em Confronto com Policiais 
  2. Nota à população: Greve da educação
  3. A Prefeitura de Caicó (RN) abriu concurso para 220 vagas e formação de cadastro de reserva  
  4. Trilhas Potiguares Abre Inscrições Para Municípios 
  5. Janduís - Bandidos tentam arrombar agência bancária
 
Top 5: Matérias Mais Lidas Sobre Messias Targino no Olhar Messiense
  1. Conheça Messias 
  2. Como você avalia a administração do Município de Messias Targino? 
  3. Solenidade para entrega de certificados de Curso de Informática será sexta-feira dia 19 
  4. Conselho Tutelar de Messias Targino/RN é desaprovado por 94% da População
  5. II Motocross de Messias Targino/RN foi adiado!

Top 5: Como o Leitor Chegou ao Olhar Messiense

  1. Google
  2. Orkut
  3. Link Direto
  4. Blog do Pôla Pinto
  5. Twitter

Top 5: Cidades Mais Visitaram o Olhar Messiense
  1. Natal
  2. Messias Targino
  3. Mossoró
  4. Rio de Janeiro
  5. São Paulo
 
Fonte: Google Analytics

sábado, 23 de julho de 2011

Campo Grande - Agente Penitenciario Federal Morre em Confronto com Policiais

Do Blog Passando na Hora

Na madrugada de hoje(23/07) na cidade de Campo Grande/RN por volta das 04:00h um agente penitenciária federal Antônio Iverildo da Silva, 37 anos natural de Paraú foi morto pela polícia o mesmo trabalhava no presidio federal de Mossoró.

Segundo informações é que o agente estava de folga bebendo com o som do carro bastante alto, e ao receber denúncia a policia foi até o local pedir para que o mesmo baixasse o volume do som, o agente não gostou e sacou uma pistola 380 atirando contra os policiais que revidou, o agente foi alvejado com vários tiros caindo no local, o mesmo ainda foi socorrido para o hospital daquela cidade mais não resistiu os ferimentos vindo a óbito naquela unidade hospitalar.

Fonte: Blog Passando na Hora

Proposta do Governo a UERN foi uma Piada de Mau Gosto

Do Blog do Enock Douglas

As expectativas positivas que a Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern) tinha em relação à reunião marcada com o chefe do Gabinete Civil do governo do Estado, Paulo de Tarso Fernandes, não se confirmaram. "Consideramos a proposta do governo um desrespeito à categoria, uma vez que o aumento salarial seria escalonado em três anos, com 7,46% em 2012, 2013 e 2014. Foi uma piada de mau gosto", diz o presidente da Aduern, professor Flaubert Torquato.

Outro ponto discutido durante a reunião, o descontingenciamento do orçamento da Uern, uma das reivindicações da categoria, também não foi assegurado pelo chefe do Gabinete Civil da governadora Rosalba Ciarlini. "Sem o descontingenciamento não temos como terminar o ano letivo", alerta o professor Flaubert Torquato.

Sem acordo, a greve dos docentes da Uern, que já dura mais de 50 dias, deve continuar por tempo indeterminado. "O governo está dando um tratamento desigual a nossa categoria, uma vez que as demais receberão o aumento salarial já este ano. Não concordamos com esse posicionamento, e a greve irá continuar", destaca o presidente da Aduern.

A previsão é que uma nova assembleia da categoria seja realizada na terça-feira, 26. "Acredito que nem haja a necessidade dessa assembleia, mas de qualquer forma vamos apresentar a proposta ao comando de greve e aos professores. O governo do Rio Grande do Norte está brincando de fazer educação, e sem reajuste para esse ano não há acordo", diz Flaubert.

Os professores da Uern prometem radicalizar nas manifestações a partir de agora. "O governo está mudo, mas terá que nos ouvir", diz Flaubert Torquato.

Além da Aduern, também esteve presente à reunião o Sindicato dos Técnicos Administrativos da Uern (Sintauern). A proposta apresentada à categoria foi a mesma oferecida aos professores, e não agradou ao Sindicato.

Fonte: Blog do Enock Douglas

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Conselho Tutelar de Messias Targino/RN é desaprovado por 94% da População

Por Jacinto Belarmino dos Santos

Compreendendo a necessidade e a importância da participação de todos no processo eleitoral do nosso município, e pensando numa contribuição para a comunidade como um todo. Tive a iniciativa de realizar um trabalho avaliativo junto a população messiense, entrevistei 200 (duzentas) pessoas, nas seguintes ruas: Luiz Teixeira, Dr. Edino Jales, João Tomaz de Almeida, Paulino Jales, Professor Otoniel Tomaz de Almeida, José Francisco Pinto, Inácio Gabriel da Silva, Jorge Teixeira, e nos conjuntos habitacionais de Messias Targino/RN.

Entre os dias 18 e 19 de julho do ano em curso, efetivei esta pesquisa de campo, ouvindo a população, como avaliam o trabalho do conselho tutelar de nosso município. O resultado foi o seguinte:

Das 200 (duzentas) pessoas pesquisadas, 190 reprovam o trabalho dos conselheiros, sendo apenas 10 entrevistados aprovam os mesmos. Isto significa que 94% da população desaprovam o trabalho do conselho tutelar e apenas 6% aprovam.

Perguntando, de 0 á 10, qual nota você daria à atuação do conselho; 68% deram nota 0 (zero).

Questionados a respeito do que faltam a eles: Competência: 53%; Conhecimento: 45%; e, Experiência: 2%.

Este resultado, pode até ser surpreendente, mas na minha concepção, era totalmente previsível. Ou seja, o conselho tutelar é uma entidade que deve assistir as crianças e adolescentes, na saúde, educação, cultura, esporte e lazer, na prevenção, conscientização e promoção dos direitos e deveres das crianças e adolescentes. No entanto, para isto, é preciso que seus membros, tenham conhecimento de como deve proceder e agir nas mais diversas ocasiões. Isto implica em coordenação, planejamento e reuniões mensais ou até mesmo semanais, para planejar suas ações e atuações.

Compreendendo de fato que isso não acontece, o resultado não poderia ser outro, se não o que acabamos de constatar.

Entretanto, é necessário que a população atente para um dado interessante: As eleições para conselheiros, não podem ser visto como um cabide de emprego, ou seja, devemos votar em pessoas que tenham, em primeiro lugar, conhecimento, competências, e disponibilidade para exercer suas Funções.
 

Secretária de Saúde Mônica Andrade representou município em Congresso

Do Blog do Pôla Pinto

O município de Messias Targino foi representado pela Secretária de Saúde, Mônica Andrade Ferreira, no XXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e do VIII Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência, que foi realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília-D/F, no período de 9 e12 de julho.

Segundo avaliou a secretária Monica Andrade, o Congresso foi muito importante para saúde de todo Brasil, pois reuniu representantes de saúde de todos os municípios brasileiros e discutiu, A Saúde no Centro da Agenda de Desenvolvimento do Brasil: Ampliação e Qualificação de acesso do Cidadão ao SUS. Outros temas como: O Parlamento e A Construção do SUS; Valorização, Qualificação e Fortalecimento da Atenção Básica; Intersetorialidade em Saúde; Valorização, Qualificação e Fortalecimento da Atenção Básica.

Fonte: Blog do Pôla Pinto

Feira da agricultura familiar realizará evento para comemorar três anos de fundação

Do Blog do Pôla Pinto

Os agricultores familiares que atuam na feira agroecologica de Messias Targino vão realizarem um ato no dia 31 de Julho, em parceria com o Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), Centro Juazeiro, Fórum da Agricultura familiar e Projeto PDA Carnaúba da Visão Mundial para comemorar o terceiro ano de fundação da feira.

Durante o evento está programado apresentações de violeiros, forró pé de serra e ainda sorteio de produtos orgânicos, que será sorteado entre os consumidores da feira.

As feiras são um dos espaços mais antigos de compra e venda que se tem registro na história. É onde podem ser encontrados os produtos característicos de cada região e suas manifestações culturais. É o lugar da boa conversa, do cafezinho com tapioca, pamonha e é também um lugar de partilha e de aprendizado. É com essa característica que vem se construindo, ao longo de três anos, a experiência da Feira Agroecologica de Messias Targino.

Nascida em 2008, por iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), Projeto PDA Carnaúba da Visão Mundial, Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente e Fórum da Agricultura Familiar, a feira começou funcionando em espaço livre, enfrente aos correios.

Feira Agroecologia acontece aos domingos

Com apoio da Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), Centro Juazeiro, Fórum da Agricultura familiar e outras entidades de apoio aos produtores rurais, a Feira Agroecológica e Solidária de Messias Targino, já se tornou uma das maiores atrações do comercio local aos domingos. Instalada nas imediações da feria livre da cidade, a Feira Agroecólogica está rendendo os bons resultados previstos pelos seus idealizadores.

De acordo com o secretário municipal de Agropecuária e Meio Ambiente , Paulo Rodrigues devido à variedade dos produtos a feira tem recebido um número grande de clientes, o que acaba tornando mais fácil a comercialização.

No local há cerca de 15 agricultores e agricultoras que estão envolvidos na feira, comercializando hoje mais de 25 produtos que tem chamado a atenção dos clientes pela diversidade dos produtos orgânicos, que variam desde frutas como o mamão até o queijo de coalho, o mel de abelha e o artesanato local.

Para a produtora rural Maria José Barbosa, a Feira Agroecólogica aparece como a redenção econômica dos pequenos produtores. “Hoje nossa produção tem boa aceitação e nos amanhecemos o dia com a certeza que no retorno para casa teremos bons lucros. Temos que agradecer a administração municipal e a todos que se empenharam para que nossa feira fosse instalada. Estou muito satisfeita e tenho certeza que todos aqui também estão”, afirmou.

O produtor Pelopidas de Almeida Pinto, o Lopinho que comercializa mel de abelha e outros produtos na feira destaca o apoio da prefeitura e das entidades aos feirantes.

Fonte: Blog do Pôla Pinto

Pesquisa aponta que o Rio Grande do Norte paga o pior salário ao professor no Brasil

Uma pesquisa realizada pelo Sindicato dos Professores no Estado do Ceará constatou uma realidade vivenciada por todos os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte: o RN paga o pior salário a um professor no Brasil.

O atual salário médio pago a um docente pela administração estadual é de R$ 1.157,33, levando em consideração a remuneração iniciante com licenciatura plena e jornada de 40 horas-aula semanais ou 200 horas-aula mensais, incluindo as gratificações. "A pesquisa confirma a necessidade da nossa luta, pois não existe preocupação do Governo do Estado com a categoria", diz Rômulo Arnaud, coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no RN (Sinte/RN).

No RN, segundo a pesquisa, o salário-base do professor, sem incorporação de quaisquer vantagens, é de R$ 868,00. A pesquisa do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará analisou ainda o valor da hora-aula pago no RN, colocando o RN em último lugar no ranking, com uma hora-aula valendo R$ 5,79.

Na comparação com o salário mínimo, o salário de professor da rede estadual potiguar também fica na última colocação. Enquanto o melhor salário pago ao professor no Brasil representa 7,42 salários mínimos, no RN, ele vale apenas 2,12 salários mínimos.

A diferença entre o maior salário pago ao professor no Nordeste (R$ 3.263,38, pago pelo Maranhão) e o menor (R$ 1.157,33, no RN) é de R$ 2.106,05. Já entre o maior salário do Brasil (R$ 4.047,49, pago por Roraima) e o do RN é de R$ 2.890,16.

Segundo o coordenador regional do Sinte/RN, em 2006, quando o Plano de Cargos e Carreiras de Salários da categoria foi implantado, a remuneração dos professores no Estado ficou entre as dez maiores do país.

Fonte: O Mossoroense/Blog do Pôla Pinto/Blog Do Campelo

Defesa do consumidor: no lugar do notebook, duas embalagens com... tijolos

A expectativa da estudante de Direito Bruna Xavier, de 23 anos, era grande em torno da chegada do notebook encomendado pela internet. Após uma semana de espera, a mercadoria foi entregue. Mas, ao abrir o pacote, veio a decepção: havia um tijolo embalado no lugar do aparelho. Depois de uma reclamação por telefone, ela recebeu outra remessa do site. E, para sua surpresa, lá estava outro "produto", bem embaladinho: um segundo tijolo.

Bruna e o namorado, o estudante de Ciência da Computação João Paulo Lethier, de 23 anos, compraram o computador pelo site Submarino, no dia 29 de junho. O produto custou R$ 1.259,10, e a compra foi parcelada em seis vezes, no cartão de crédito da jovem. A primeira entrega ocorreu em 5 de julho, endereçada a João Paulo.

A irmã do meu namorado recebeu a encomenda às 11h, mas só a abrimos à noite. Para nossa surpresa, havia um tijolo na caixa do notebook. Estava até com aqueles protetores usados para (o produto) não quebrar — disse ela.

A consumidora se queixou ao Submarino, que prometeu verificar o erro e enviar o produto novamente. A segunda remessa foi entregue no dia 14 de julho. Mas, para indignação do casal, na embalagem havia outro tijolo. Segundo Bruna, João Paulo estava dormindo e demorou para atender a transportadora. Os funcionários, porém, não quiseram esperar e deixaram a mercadoria com um vizinho.

Eles apertaram a campainha e, quando meu namorado chegou à porta, viu o carro dando a volta e uma funcionária deixando a caixa nas mãos do vizinho. Uma pessoa qualquer poderia se receber, e nós nunca saberíamos que o pacote tinha sido entregue de novo — contou Bruna.

A jovem diz que a mesma funcionária fez as duas entregas. Segundo ela, a mulher não pediu documento ou assinatura do recebedor e não tinha identificação da empresa no crachá, no carro ou na roupa.

Após o incidente, Bruna e João Paulo registraram queixa na 76ªDP (Centro de Niterói). O caso pode ser considerado estelionato, caracterizado com crime por meio da internet. O casal também apresentou uma reclamação contra o site ao Procon-RJ.

Fonte: Extra/Globo.com

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Janduís - Bandidos tentam arrombar agência bancária

A polícia da cidade de Janduis/RN, e de outras cidades está em diligência desde as primeiras horas da madrugada desta quinta-feira, 21 de julho, por causa da ação de cerca de 6 homens que tentaram arrombar a agência do Banco do Bradesco.

A ação foi registrada por volta de 1 hora e 30 minutos da madruga.

Os homens ainda conseguiram provocar duas explosões, mas não conseguiram retirar o dinheiro dos caixas.

Um vigia de rua percebeu a movimentação em frente à agência e acionou a polícia que se deslocou ao local, enquanto os arrombadores empreendiam fuga, em um veículo Gol de cor prata e uma moto.

Fonte: Blog do Sidney Silva

A Greve dos Professores do RN Acaba doJeito que Começou: Sem Nada!

Os professores do estado decidiram, nesta quarta-feira (20), em Assembleia Geral da categoria, encerrar a greve de 79 dias. A definição dos professores foi tomada após mais uma rodada de negociações com o Governo do Estado sem definição de acordo.

Hoje a tarde, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), Fátima Cardoso disse que a proposta enviada ao Governo do Estado não foi aceita, mas que a categoria já estava se organizando para voltar as atividades mesmo sem o apoio da administração estadual. "A categoria volta às aulas, hoje, amanhã, ainda não se sabe. Mas, ao voltar às aulas ela vai estar muito ressentida e com certeza a produção não será satisfatória. Digo mais também: eles estão cavando a greve de 2012", afirma Fátima Cardoso.

Minutos antes de ser anunciada a decisão dos professores, o Governo do Estado enviou um comunicado a imprensa afirmando a criação de um Fórum Permanente para discussão da revisão do Plano de Cargos e Carreiras dos Professores, plano que deve atender a um dos pleitos dos professores.

Fonte: Blog RG News

quarta-feira, 20 de julho de 2011

terça-feira, 19 de julho de 2011

Futsal Messiense é destaque na etapa regional dos JERN’s. Campeão em tudo!

O resultado do Futsal Messiense nos XLI JERN’s na etapa Regional realizando na cidade de Umarizal/RN foi “quase” perfeito. De todas as categorias disputados por equipes de Messias Targino, o 1º lugar ficou com uma das equipe do Junco.

Sobre o camando do Professor Benedito Ribeiro, a Escola Municipal Professor Júlio Benedito foi campeão nas categorias Mirim e Infantil Masculino. Já sobre o comando do Professor Paulo Roberto, a Escola Estadual Apolinária Jales levou o caneco de Juvenil Masculino, que teve o Juvenil do Municipal como o 4º colocado. O Estadual foi também campeão no Infantil Feminino.

Com informações do Blog Educação em Ação e Site UZL Clicl.com

Dia Norte-Rio Grandense do Blogueiro


Sancionada pela Governadora Rosalba Ciarlini, foi publicado hoje (19) no Diário Oficial do Estado (DOC), a lei nº 9.507/20011 que formaliza o dia 2 de setembro como o dia Norte-Rio Grandense do Blogueiro.  A lei foi uma proposição do Deputado Estadual Fábio Dantas (PHS).

Com informações do Blog Mural de Riacho da Cruz 

Voltando

A Equipe do Blog da Câmara Municipal de Messias Targino anunciou ontem (19) que irá voltar em breve a atualizar o blog. Desde da saída do Vereador Pôla Pinto da Presidência da Câmara, que o blog passou a ter dificuldades para postar noticias voltado ao Poder Legislativo Municipal.

Segue o post publicado no blog falando da volta:

Estamos Voltado.

Depois de um longo período sem comunicação, informamos aos leitores/internautas desta página que muito brevemente estaremos voltando as postagens neste blog.

Este espaço configura-se num importante instrumento de interação entre o Poder Legislativo e a população messiense.

Até breve!

Com informações do Blog Câmara de Messias Targino

segunda-feira, 18 de julho de 2011

CIED Estará em Messias Targino


Do Blog da Prefeitura de Messias Targino

A Secretaria Municipal de Messias Targino informa que a CIED - Centro de Imagem Elizabete Dantas, estará em Messias Targino nesta quarta-feira dia 19 realizando as triagens à partir das 14:00hs da tarde no Posto de Saúde para os seguintes procedimentos oftalmológicos realizado pelo Doutor Erymar Araújo:

  • Consulta para diagnóstico e  glaucoma;
  • Curva diária de pressão ocular;
  • Mapeamento de retina;
  • Entrega de colírios;
  • Triagem para cirurgia de catarata e pterigeo.

    
A Secretaria ainda informa que os documentos necessários são:

  • Xerox do cartão do SUS;
  • Xerox do RG;
  • Xerox do CPF.


SMS Inicia Mais uma Campanha de Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde de Messias Targino iniciou hoje (08) mais uma campanha de vacinação, dessa vez é para o combate à Hepatite "B".

Segundo a Enfermeida PSF -Programa Saúde da Família Tarzia Cortez, a campanha é para os adolescentes de 11 à 24 anos de idade e a campanha não tem prazo determinado para acabar, a Enfermeira PSF solicita ainda, que quem for se vacinar tem que levar o cartão da infância (cartão de vacinação).


Blog Olhar Messiense é tema de Mini Curso

Boca no Trombone - oficina estimula jovens a escrever, produzir e publicar seus textos e fotos na internet

foto por Geraldo Jr/FOTEC
O blog Olhar Messiense é referencia na Oficina com tema: "Boca no Trombone – Como Criar Manter e Divulgar um Blog de relevância", no  Projeto Trilhas Potiguares na cidade de Venha Ver.

A oficina, ministrada pelo trilheiro Carlos Santos, visa ensinar e estimular os jovens e adultos a produzir, escrever e postar material sobre diversos temas com assuntos de relevância. 

Cada participante criará uma página na qual ele irá fazer a manutenção, sempre construindo conteúdos. Assim como, cuidar da aparência do blog e fazer com que as pessoas conheçam, através da divulgação pelas redes sociais.

Alguns blogs da região oeste foi utilizado como exemplo de blogs de relevância, entre eles Olhar Messiense.

Jakeline Roberta, 14 anos, estudante, uma das participantes da oficina comentou sobre a importância de estar se inserindo nessas novas práticas. "Sempre leio blog, quando soube que iam ensinar a fazer um, corri e fui me escrever. Se o meu ficar bom eu posso até ganhar dinheiro", afirmou Jakeline entusiasmada.

com informações FOTEC

EXPEDIÇÃO DE XADREZ ACONTECERA EM MESSIAS TARGINO


  Expedição Xadrez Pelos Caminhos Do Sertão, realizada pelo Club de Xadrez de Açu (CXA) terá seu primeiro estagio com sua primeira etapa, deste ano, na cidade de Messias Targino e segunda etapa em Janduís.


Messias  Targino recebera os enxadristas da região no dia 30 de julho de 2011.

CONVITE

A 2ª EXPEDIÇÃO XADREZ
PELOS CAMINHOS DO SERTÃO

1º ESTÁGIO DUAS ETAPAS
30 DE JULHO/11
1ª Etapa
MESSIAS TARGINO
INÍCIO: 8:00

2ª Etapa
Janduís-RN
Início 14:00
  
A 1ª Expedição de Xadrez pelos Caminhos do sertão foi realizada em junho de 2010 com uma turnê nos Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Percorrendo em dois dias 492 km passando por dez cidades: Jucurutu-RN, Caicó-RN, Jardim do Seridó-RN, Carnaúba dos Dantas-RN, Picuí-PB, Acari-RN, Currais Novos-RN, São Vicente-RN, Florânia-RN e São Rafael-RN. Sendo que em cinco delas ocorreram torneios de confraternização com os cinco clubes de xadrez visitados.
Mais detalhes da 1ª Expadição em:

1ª Expedição de Xadrez pelos Caminhos do Sertão

Com informações de Xadrez do Brasil

Rosalba promove um dos maiores ataques da história, contra a luta educação pública do RN


Os trabalhadores em educação estão sendo vítimas de um verdadeiro bombardeio. A artilharia pesada não vem só do Governo Rosalba ou do Tribunal de Justiça. Agora, 16 promotores públicos também abrem fogo contra os Profissionais da Educação e recomendam a demissão de todos os não voltarem ao trabalho no prazo de 30 dias.

Os Promotores de Justiça orientam também que a secretária de educação Betânia Ramalho determine o desconto, em folha de pagamento, das faltas injustificadas dos profissionais que se recusarem ao retorno imediato das atividades.

Como se isso fosse pouco, no último sábado (16) a Governadora baixou decreto abrindo comissão de inquérito com o objetivo de retaliar os servidores da educação que se mantém firmes na luta. Tudo isso para promover a desigualdade entre os profissionais no que concerne a tabela salarial das categorias.

O governo também pediu ao TJ o aumento da multa diária pela manutenção da greve para 100 mil reais, o que praticamente levaria o Sinte-RN à falência. A coordenadora do Sinte-RN professora Fátima Cardoso, avalia as ações do poder como um cerco conservador contra a luta da educação. “Estamos sendo atacados por todos os lados, e mesmo assim resistindo com cerca de 90% de paralisação”, explica Fátima

Para ela, o momento pede uma análise realista da situação. “Vamos avaliar na assembleia de logo mais à tarde os caminhos a seguir e o Sindicato irá até o fim a partir da decisão tomada. Contudo, quero adiantar que não vamos expor essa brava categoria a danos ainda maiores na sua vida profissional, como demissão e perda dos seus já vergonhosos salários. Muito menos, vamos permitir que a força reacionária do Governo leve o Sinte-RN à falência. Até por que é isso que eles querem: destruir de vez toda a luta em defesa da educação no Rio Grande do Norte".

Com todas as letras: essa é uma avaliação que deve ser feita em assembleia, a diretoria e a categoria unidas analisando se é o momento de voltar as atividades ou não. Mas tudo isso com o critério da responsabilidade e da serenidade que sempre caracterizou as ações deste sindicato. Independente da decisão a ser tomada, já podemos dizer que o Rio Grande do Norte é governado hoje pela maior inimiga da educação desde os amargos tempos do nada saudoso governador Geraldo Melo”, declara Fátima Cardoso.

Fonte: Sinte/RN 

Dilma diz que submarinos vão gerar 46 mil empregos


A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta segunda-feira (18) que a construção de cinco submarinos e estaleiros navais vai gerar 46 mil empregos, diretos e indiretos. “Somente as obras de construção do estaleiro e da base naval vão garantir mais de 9 mil empregos diretos e outros 27 mil empregos indiretos. E na fase de construção dos submarinos, a previsão é de 2 mil empregos diretos e 8 mil indiretos”, afirmou ela, no programa de rádio “Café com a presidenta”.

No sábado (16), ela inaugurou oficialmente a construção dos submarinos, sendo um deles nuclear. Pelo acordo com a França, o Brasil pagará R$ 6,7 bilhões, mas terá a tecnologia para aprender a construir os próprios equipamentos. Os primeiros quatro submarinos entram em operação em 2017. Depois, começa a construção do nuclear.

O Brasil ainda construirá um estaleiro e uma base naval para ancorar as embarcações. A obra deve ficar pronta em 2014.

Dilma lembrou no programa de rádio que 36 mil itens produzidos por 30 empresas brasileiras vão abastecer a produção dos submarinos. “A fabricação desses produtos vai exigir mão de obra qualificada, e aí entra mais uma vantagem”, disse a presidente.

Para o programa de submarinos, foi criada a Itaguaí Construções Navais (ICN), uma parceria entre o governo federal, a construtora Norberto Odebrecht e os franceses. A ICN é formada pela francesa Direction des Constructions Navales et Services (DCNS), a Odebrecht e a Marinha do Brasil, que tem, segundo a assessoria da Presidência, direito de veto sobre a atuação da empresa.

Leia a íntegra do programa de hoje

Apresentador: Olá, eu sou o Luciano Seixas e a partir de agora você acompanha o Café com a Presidenta, o nosso encontro semanal com a presidenta Dilma Rousseff. Bom dia, presidenta!

Presidenta: Bom dia, Luciano! Bom dia a todos os ouvintes que nos acompanham nesta manhã!

Apresentador: Presidenta, a senhora abriu, no Rio de Janeiro, a quinta edição dos Jogos Mundiais Militares, é o maior evento esportivo militar do mundo. Podemos dizer que é a uma preparação para a Copa, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016?

Presidenta: Olha, Luciano, podemos dizer, sim. Além de ser o maior evento esportivo militar, é o terceiro maior evento esportivo do mundo – depois das Olimpíadas e da Copa. Por isso, é sim uma preparação para a Copa e para as Olimpíadas, que vão se realizar no Brasil. Os Jogos Mundiais Militares estão reunindo, nesta semana no Rio de Janeiro, mais de 6 mil atletas, vindos de 113 países. Por isso, construímos e reformamos centros esportivos onde vão ocorrer provas de 20 modalidades, como atletismo, o judô, a natação, o vôlei, por exemplo. Montamos uma estrutura de primeira qualidade, tudo para garantir as melhores condições para os atletas e para receber bem os turistas que vão acompanhar as competições. Temos certeza de que eles vão levar do Brasil a lembrança de um povo que sabe acolher com alegria, e de um país que investe a acredita no esporte. E o lema que encontramos para os jogos deste ano é muito representativo desse espírito do brasileiro – são os Jogos da Paz.

Apresentador: Mas para que tudo isso estivesse pronto foi preciso trabalhar duro, não é, presidenta?

Presidenta: Foi sim, Luciano, foi um esforço que exigiu a união de forças civis e militares, que trabalharam juntas para erguer os centros esportivos e três vilas, com apartamentos onde ficarão os atletas. Só na construção dessas vilas, geramos mais de 7 mil empregos diretos. Ao todo, estamos gerando, em todas essas obras, mais de 25 mil empregos.

Apresentador: Agora, mudando um pouco de assunto, a senhora também participou, no fim de semana, da cerimônia de início da fabricação de cinco submarinos brasileiros, em Itaguaí, no Rio de Janeiro. É uma parceria com a França. Qual a vantagem para o Brasil?

Presidenta: Olha, Luciano, têm várias vantagens. A primeira, é que o Brasil passa a fazer parte do pequeno grupo de países que tem conhecimento e tecnologia para construir submarinos. A capacidade de produzir submarinos é fator estratégico, tanto para a defesa do país quanto para o crescimento econômico. Quando fizemos o acordo com o governo francês para a construção desses submarinos, em 2008, durante o governo do presidente Lula, uma das condições que colocamos foi a de que os profissionais brasileiros pudessem aprender com os franceses como se faz todo o submarino. Não queríamos apenas comprá-los, queríamos aprender a construir os submarinos construindo-os. E, depois de fazer quatro submarinos convencionais, a diesel, nós estaremos prontos para desenvolver, sozinhos, um submarino movido por energia nuclear.

Apresentador: E, com certeza, a indústria naval brasileira sai ganhando.

Presidenta: Não é apenas a indústria naval. Veja bem, cada submarino a ser fabricado no Brasil vai contar com mais de 36 mil itens, produzidos por 30 empresas brasileiras. A fabricação desses produtos vai exigir mão de obra qualificada, e aí entra mais uma vantagem: somente as obras de construção do estaleiro e da base naval, por exemplo, vão garantir mais de 9 mil empregos diretos e outros 27 mil empregos indiretos. E na fase de construção dos submarinos, a previsão é de que sejam criados em torno de 2 mil empregos diretos e 8 mil empregos indiretos permanentes.

Apresentador: Presidenta, a senhora falou que a construção dos submarinos é estratégica para a economia e também para a nossa defesa. O Brasil é conhecido por não se envolver em guerras, qual é, então, a importância dos submarinos?

Presidenta: Nós sabemos, Luciano, que o Brasil é um país pacífico, a paz e o diálogo sempre foram marcas nossas, e sempre teremos claro que é importante desestimular qualquer espírito de agressão. Mas, soberania é soberania, e ter o submarino é uma garantia de soberania. Porque a principal via de circulação do nosso comércio exterior é o mar. E não podemos nos esquecer do pré-sal, Luciano, uma riqueza incalculável que temos nos nossos mares e que precisa ser protegida como um tesouro. Esses submarinos vão nos ajudar a cuidar dessa riqueza.

Apresentador: O submarino nuclear torna mais eficaz essa patrulha?

Presidenta: Muito mais eficaz, Luciano. Ele é mais rápido que os submarinos a diesel, e pode ficar meses submerso, sem que ninguém saiba onde ele está. Isso dá uma vantagem enorme para a nossa defesa. Essa tecnologia que estamos desenvolvendo aqui é dominada por pouquíssimos países, somente a China, os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e a Rússia detêm esse domínio. Em breve, o Brasil estará nessa lista.

Apresentador: Então, ficamos por aqui, presidenta. Até semana que vem!

Presidenta: Olha, Luciano, muito obrigado a você. Tchau!

domingo, 17 de julho de 2011

Top 5 - Mais Lidos da Semana: 10 a 16 de Julho


Entre os dias 10 a 16 de Julho o Blog Olhar Messiense obteve 759 visitas únicas, gerando um total  de 1190 páginas visitadas, média de 1,57 Página/Visita e tempo médio de acesso de 2min23sec durante toda a semana citada. O Domingo (10) foi o dia com mais acesso, foram 208 visitas únicas. 

Top 5: Matérias Mais Lidas no Olhar Messiense:

Top 5: Matérias Mais Lidas Sobre Messias Targino no Olhar Messiense

Top 5: Como o Leitor Chegou ao Olhar Messiense
  1. Orkut
  2. Google
  3. Link Direto
  4. Blog do Pôla Pinto
  5. Twitter

Top 5: Cidades Mais Visitaram o Olhar Messiense
  1. Messias Targino
  2. Rio de Janeiro
  3. Natal
  4. Mossoró
  5. São Paulo

Fonte: Google Analytics