sexta-feira, 22 de julho de 2011

Feira da agricultura familiar realizará evento para comemorar três anos de fundação

Do Blog do Pôla Pinto

Os agricultores familiares que atuam na feira agroecologica de Messias Targino vão realizarem um ato no dia 31 de Julho, em parceria com o Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), Centro Juazeiro, Fórum da Agricultura familiar e Projeto PDA Carnaúba da Visão Mundial para comemorar o terceiro ano de fundação da feira.

Durante o evento está programado apresentações de violeiros, forró pé de serra e ainda sorteio de produtos orgânicos, que será sorteado entre os consumidores da feira.

As feiras são um dos espaços mais antigos de compra e venda que se tem registro na história. É onde podem ser encontrados os produtos característicos de cada região e suas manifestações culturais. É o lugar da boa conversa, do cafezinho com tapioca, pamonha e é também um lugar de partilha e de aprendizado. É com essa característica que vem se construindo, ao longo de três anos, a experiência da Feira Agroecologica de Messias Targino.

Nascida em 2008, por iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), Projeto PDA Carnaúba da Visão Mundial, Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente e Fórum da Agricultura Familiar, a feira começou funcionando em espaço livre, enfrente aos correios.

Feira Agroecologia acontece aos domingos

Com apoio da Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), Centro Juazeiro, Fórum da Agricultura familiar e outras entidades de apoio aos produtores rurais, a Feira Agroecológica e Solidária de Messias Targino, já se tornou uma das maiores atrações do comercio local aos domingos. Instalada nas imediações da feria livre da cidade, a Feira Agroecólogica está rendendo os bons resultados previstos pelos seus idealizadores.

De acordo com o secretário municipal de Agropecuária e Meio Ambiente , Paulo Rodrigues devido à variedade dos produtos a feira tem recebido um número grande de clientes, o que acaba tornando mais fácil a comercialização.

No local há cerca de 15 agricultores e agricultoras que estão envolvidos na feira, comercializando hoje mais de 25 produtos que tem chamado a atenção dos clientes pela diversidade dos produtos orgânicos, que variam desde frutas como o mamão até o queijo de coalho, o mel de abelha e o artesanato local.

Para a produtora rural Maria José Barbosa, a Feira Agroecólogica aparece como a redenção econômica dos pequenos produtores. “Hoje nossa produção tem boa aceitação e nos amanhecemos o dia com a certeza que no retorno para casa teremos bons lucros. Temos que agradecer a administração municipal e a todos que se empenharam para que nossa feira fosse instalada. Estou muito satisfeita e tenho certeza que todos aqui também estão”, afirmou.

O produtor Pelopidas de Almeida Pinto, o Lopinho que comercializa mel de abelha e outros produtos na feira destaca o apoio da prefeitura e das entidades aos feirantes.

Fonte: Blog do Pôla Pinto

Gostou da Postagem?

0 comentários:

Postar um comentário