quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Dilma anuncia campus da UFERSA e Institutos Tecnológicos para o RN

O Estado do Rio Grande do Norte foi incluído no Programa de Expansão do Ensino Superior e Tecnológico lançado ontem, pela presidente Dilma Rousseff, em Brasília.

O Estado ganha o campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para os municípios de Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi. Além deles, o RN está na lista das escolas de educação profissional em construção, com o município de São Gonçalo.

O campus de Pau dos Ferros será concluído até o ano que vem. Já as novas unidades de educação profissional vão estar prontas entre 2013-2014, conforme previsão do Ministério da Educação.

Presente à solenidade no Palácio do Planalto, a governadora Rosalba Ciarlini comentou a concretização de uma luta iniciada no Senado da República. Rosalba é autora dos projetos da criação dos três Institutos autorizados pela presidenta da República.

Também participou ativamente do movimento conduzido pela bancada federal pela expansão da Ufersa que já chegou a Caraúbas e Pau dos Ferros.

No dia 26 de julho, a governadora assinou a ordem de serviço para a construção de 10 centros estaduais de educação profissional em diversas regiões do Estado, com previsão de conclusão para 10 meses.

"Hoje é um dia muito significativo para o nosso país, em particular para o RN", destacou Rosalba, recordando que já determinou a reforma de 52 escolas para a implantação do ensino profissionalizante. A governadora prevê a inclusão em 2012 de mais 59 escolas, com o novo sistema que transforma o ensino médio em integrado.

Na solenidade de lançamento, a presidenta assinou o projeto de lei que será encaminhado ao Congresso Nacional, criando cargos para as novas instituições. O reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, que participou da solenidade em Brasília, acredita que até o fim do ano a instituição vai promover concurso público para professor e pessoal administrativo. 

Gostou da Postagem?

0 comentários:

Postar um comentário