quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Segurados do INSS recebem primeira parcela do 13º no RN

O INSS incia na próxima quinta-feira (24) o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas da Previdência Social, juntamente com os benefícios correspondentes ao mês de setembro. No Brasil, mais de 28 milhões de segurados receberão o adiantamento. No Rio Grande do Norte, só com o 13º, serão pagos R$ 214 milhões, beneficiando 467.950 segurados.

Somando a primeira parcela do abono e o pagamento previdenciário do mês de setembro representa uma injeção de R$ 660.491.962,00 na economia do estado. A antecipação acompanhará o calendário mensal que segue até o dia 7 de outubro.

Aposentados e pensionistas, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício e o pagamento acompanhará o calendário mensal que prossegue até o dia 7 de outubro. Esta, será a décima vez consecutiva que a antecipação é garantida e nesta primeira parcela, não haverá desconto de imposto de renda.

A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Nesse caso, o valor é calculado proporcionalmente. Os segurados que estão em auxílio-doença, também, recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS calcula a antecipação proporcional ao período.

Por lei, não tem direito ao 13º salário quem tem os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço e salário família.

O pagamento da segunda parcela do 13º salário será feito a partir do dia 24 de novembro e vai até 7 de dezembro. Para quem ganha acima desse valor, o pagamento começa no dia 1º de dezembro e vai até o dia 7.

No RN, serão beneficiados 281.569 segurados urbanos e 269.222 rurais. Para Manoel Cândido, presidente da Fetarn, o adiantamento da parcela do 13º salário “está sendo possível graças a essa nossa enorme conquista, advinda das nossas lutas sindicais que, incansavelmente vêm sendo mantida, mesmo com os seus altos e baixos”.

Dúvidas sobre as datas do pagamento podem ser esclarecidas com os operadores da Central Telefônica 135. A ligação é gratuita a partir de telefones fixos ou públicos e têm custo de chamadas locais, quando feitas de celular.

Fonte: Blog do JBelmont via Blog Patu em Foco

Gostou da Postagem?

0 comentários:

Postar um comentário