sábado, 11 de fevereiro de 2012

Projetos de Mini-adutoras de Messias Targino é apresentado para o Secretario de Estadual de Recursos Hídricos

A Prefeita Shirley Targino, o Engenheiro Agrônomo Fabrício Edino – Centro Juazeiro e o Vereador Juscelino Jales estiveram ontem em audiência com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte através do Secretário Estadual de Recursos Hídricos Gilberto Jales. Na oportunidade, apresentaram 13 (treze) projetos de Sistemas de Abastecimento Simplificado de Água para as Comunidades Rurais do Município de Messias Targino/RN.

Todos esses projetos foram elaborados pelo Engenheiro Agrônomo Fabrício Edino, técnico do Centro Juazeiro que tem larga experiência em projetos de abastecimento d´água. Segundo informações de Fabrício, esses projetos surgiram de uma necessidade básica das famílias que vivem no campo. A grande maioria das famílias das comunidades rurais do semiárido não tem água encanada para as necessidades reais do dia-a-dia. “Não vou me aquietar enquanto tiver uma só família nesse semiárido potiguar sem água encanada, pois esse é um direito que ainda está sendo negado a muitas famílias que lutam e resistem no campo”, comenta Fabrício Edino.

A Prefeita Shirley Targino ressaltou a importância dessa parceria que se inicia aqui com a Prefeitura Municipal de Messias Targino, o Centro Juazeiro e o Governo do Estado a partir da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, onde coloca o município de Messias Targino como pioneiro na implantação desses projetos, pois com isso poderemos juntos realizar esse antigo sonho da população da zona rural. Shirley lembrou ainda do compromisso do seu governo em dotar todas as comunidades rurais do município de mecanismos que proporcionem qualidade de vida as pessoas; falou ainda da importância que esses projetos representam para as famílias do Município. “Esses projetos são de fundamental importância para o desenvolvimento do Município, levar água encanada para todas as famílias da nossa zona rural será um grande sonho que vai se realizar” falou Shirley Targino.

O Vereador Juscelino Jales, que vem apoiando essa grande iniciativa, falou da necessidade que as famílias da zona rural têm e comentou que a água é uma das maiores e mais importantes demandas que o homem do campo tem na atualidade. Juscelino que vem desempenhando o seu mandato de vereador com responsabilidade e compromisso, cobrou ainda do Secretário de Recursos Hídricos do estado, uma atenção especial para com Messias Targino, e disse que mais pleitos estão por vir, pois sabemos do interesse e atenção que este Secretário tem por esta cidade. Ainda segundo o Vereador Juscelino, esse momento é importante para que possamos aprofundar as discussões sobre essa temática e fazer do legislativo um espaço de fortalecimento e de apoio a tudo o que for de interesse da comunidade.

COMUNIDADES ATENDIDAS:
  • Cacimba de Baixo – 37 famílias;
  • Oliveira – 4 famílias;
  • Junco de Mundico – 4 famílias;
  • Salobro de Dedeca – 4 Famílias;
  • Quixaba – 8 famílias;
  • Salobro, Monte Alegre, Monte Verde, Marreca, Cordão de Pedra e Atenas – 37 famílias;
  • Canta Galo, Bom Lugar, Capitão, Cumaru e Cabeça do Boi – 28 famílias;
  • Cangaira – 15 famílias e
  • Trincheira – 32 famílias.

O Valor total dos projetos ficou na ordem de um milhão de reais.

O Secretário Estadual de Recursos Hídricos Gilberto Jales, representando do Governo do Estado do Rio Grande do Norte ficou muito entusiasmado, falou da importância dessas iniciativas, assumiu o compromisso de buscar encaixar essas propostas em programas e projetos do Governo do Estado. Comentou do Programa Água para Todos do Governo Federal, que representa uma grande oportunidade para concretizar essa iniciativa, que parte da parceria da Sociedade Civil Organizada, do Centro Juazeiro e Prefeitura Municipal. Ressaltou que dessa forma, o Município de Messias Targino está facilitando todo o processo, pois já traz uma proposta concreta e o que é mais importante, vem de uma demanda real das comunidades rurais.

Fonte: Blog Centro  Juazeiro

Gostou da Postagem?

0 comentários:

Postar um comentário