segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Dilma abre 15 pontos de vantagem sobre Marina no primeiro turno e 9 em eventual segundo na nova pesquisa CNT/MD

Foi divulgada nesta segunda-feira (29/9) a nova pesquisa CNT/MDA de intenção de voto para a Presidência da República. O levantamento indica uma ampliação da vantagem de Dilma Rousseff (PT) sobre Marina Silva (PSB) no primeiro turno, assim como a perda da dianteira por parte da ambientalista em um hipotético embate contra Dilma no segundo turno. Além de se distanciar da petista, a ex-senadora está ameaçada pelo crescimento de Aécio Neves (PSDB), que tirou mais de quatro pontos de desvantagem e encostou na ambientalista.

No primeiro turno, a pesquisa mostra Dilma com 40,4% das intenções de voto, ou 4,4 pontos a mais do que no levantamento da semana anterior. Marina aparece com 25,2%, ou 2,2 pontos a menos. Os mesmos 2,2 pontos, mas de crescimento, levaram Aécio Neves (PSDB) a 19,8% da preferência do eleitorado. Agora, a diferença entre a segunda e o terceiro colocado é de apenas 5,4 pontos - na semana passada, o valor era de 9,8. Se a diferença cair mais um ponto percentual, os dois estarão tecnicamente empatados.

A candidata Luciana Genro (PSol) cresceu de 0,9% para 1,2%, enquanto Pastor Everaldo (PSC) caiu de 0,8% para 0,6% das intenções de voto. Os demais candidatos aparecem com 0,5%. Votos brancos e nulos somam 5,9%, e 6,4% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Segundo turno 

Na simulação de segundo turno entre Dilma e Marina, essa é a primeira vez que a petista aparece à frente da socialista nos levantamentos CNT/MDA. Com 9 pontos de vantagem, Dilma tem 47,7% das intenções de voto, contra 38,7% de Marina. Na pesquisa anterior, da semana passada, as duas estavam tecnicamente empatadas: a petista tinha 42% das intenções de voto, enquanto a pessebista contava com 41%. 

Dilma também venceria um embate contra Aécio Neves, por uma diferença maior. A candidata à reeleição contra com 49,1% da preferência dos eleitores, contra 36,8% do tucano. Em um cenário menos provável, de disputa de segundo turno entre Marina e Aécio, a pessebista tem 41,1% das intenções de voto, contra 36% do tucano.

A pesquisa entrevistou 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades da federação de todas as cinco regiões do país, entre os dias 27 e 28 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o registro foi feito no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o código BR-00892/2014.

Gostou da Postagem?

0 comentários:

Postar um comentário