Não param de surgir novas idéias a fim de contribuir com um mundo mais sustentável. E esta bem interessante é mais uma delas.
Foi dando um toque a mais em um conceito já existente – utilizar a energia cinética de carros -, que o designer chinês Fang-Chun Tsai surpreendeu a todos os adeptos da sustentabilidade. Denominado Magneter, o projeto sugere o uso da energia cinética dos carros em alta velocidade para mudar um campo magnético para gerar eletricidade.
Os carros – inclusive os prontos – terão instalado um dispositivo magnético na parte inferior de seus chassis. Assim que os veículos entrarem em movimento, dispositivos de geração de energia elétrica instalados na estrada serão carregados.
O empreendimento, que também pode ser aplicado no transporte ferroviário e em linhas de metrô, trabalha junto com uma rede elétrica inteligente (Smart Grid). Esta permite o armazenamento da energia e ainda a desvia para outras áreas, inclusive nos horários de pico ou em locais com falta de energia.
Ainda não se sabe o quanto de trabalho que daria instalar as tiras magnéticas nas rodovias do país. Mas é certo que bastaria apenas algumas horinhas nas garagens para equipar a maioria dos automóveis com esta nova invenção.
Fonte: Blog do Toinho
0 comentários:
Postar um comentário