sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O vereador Pôla Pinto perde Eleições na Câmera em Messias Targino


Apesar dos inúmeros feitos, aclamado pelo vereador Genésio Francisco Pinto Neto, “Pôla Pinto”, (PT), frente à câmera de vereadores da cidade de Messias Targino, o mesmo obteve somente o seu voto nesta sexta feira (17/12) na sede do poder legislativo, quando tentava a reeleição para presidente da câmera.

O esperado, e já comemorado por alguns, era a reeleição de Pôla para presidência da câmera, mas o que se viu foi a vitoria do vereador Alexandre Jales com 5 dos 9 votos. Desta vez três chapas concorreram ao pleito de presidente da mesa diretora, o terceiro foi o vereador Antenor Laurentino de Medeiros que conseguiu 3 votos. 

Dois pontos marcaram fortemente o resultado obtido:

O primeiro foi à presença do vereador/secretario Anderson Medeiros que estava licenciado e no momento ocupava o cargo de secretário Municipal de Ação Social, com uma jogada política, não venerável e nem honrosa, abandonou o cargo de secretario para poder ter direito a voto.

O segundo foi a falta de compromisso político da base aliada da prefeita Shirley Targino, entre eles Anderson Medeiros, que abandonou o apoio que demonstrava ser forte ao PT na figura do Vereador Pôla Pinto que vinha comentando e aplaudindo a administração da prefeita e sempre que podia ressaltava o apoio dado a Ele e ao PT na cidade. 

Após o resultado da eleição o vereador Pôla Pinto em nota declarou o rompimento político com a prefeita e sua base, comentando que de agora em diante continuaria os seus trabalhos de forma independente e sem apoiar nenhum dos grupos políticos da cidade.

Segundo o blog O Messiense, em matéria postada em 11/12, afirma que o trabalho do vereador Pôla Pinto seguia a linha de aproximação do Legislativo com a comunidade e benefícios a população mais carente da cidade, o reflexo dessa votação pode significar o pouco interesse dos demais vereadores com estes temas, o que caracteriza no mínimo uma falta de compromisso com os seus eleitores, na mesma matéria, o blog O Messiense ressalta que a prefeita não tinha indicado um nome da sua bancada de vereadores para a disputa pela presidência, mas que a prefeita participaria ativamente no processo seletivo onde a mesma tinha grande influência contando com o apoio de 6 dos 9 vereadores.

Alem do desgaste gerado pela eleição fica muitos questionamentos a respeito do cenário político representativo na cidade, entre eles podemos pensar em: Será que o vereador Pôla Pinto terá força para agir sozinho dentro do legislativo? Esta manobra foi uma forma de diminuir o poder do PT dentro da cidade visando uma possível candidatura a prefeitura? A prefeita teve influência nas escolhas que os vereadores de sua base fizeram? Ou o vereador Pôla não vinha fazendo um bom trabalho e esta votação foi somente um reflexo? 

Fica o questionamento, se o nosso amigo leitor tiver algo a acrescentar e contribuir para esclarecer estes pontos, basta deixar um comentário abaixo ou entrar em contato na aba Contato desse blog, ficaremos grato, lembrando que no blog Olhar Messiense sua opinião é sempre bem vinda, não somos donos da verdade e o que queremos é ser esclarecidos, como vocês leitores que a cada 4 anos eles vem pedir o nosso voto, assim qualquer informação ou respostas a estes questionamentos agradecemos.

Por: Carlos Alberto

2 comentários:

  1. Bom dia,
    Diariamente tenho acessado os Blogs Olhar Messiense e Messias Online, que tem tido uma postura de muita independência. E isso é muito bom, mas gostaria de sugeri a vocês que após essa reflexão fazer uma matéria sobre o assunto. É bem interessante.
    A prefeita Shirley e a oposição.
    Se analisamos direito, nossa atual prefeita tem muita preferência de governar com sustentação da oposição. Talvez seja mais fácil ?. Por que não é uma relação política, e sim de benefícios. Vejamos.

    Seu vice-prefeito Rubinho era da oposição;
    Vereador Aroldo era da oposição;
    Vereador Juscelino era da oposição;
    Vereador Alexandre era da oposição
    Vereador Anderson não era da oposição, mas toda sua família vota e trabalha para a oposição.
    Vereador Zito deverá deixar em breve também a oposição, para reforça o grupo da prefeita.

    ResponderExcluir
  2. Ola Bom dia!
    Agradecemos os comentarios e é sempre bom saber que estamos conseguindo demonstrar bom desenvolvimento em nossos conteudos.
    Realmente existe atualmente uma grande movimentação nas cadeiras dos lados da politica processo natural ou não cabe analise.
    ha-braços de luta!!
    força sempre.

    ResponderExcluir