quarta-feira, 30 de junho de 2010

UFRN: inscrições para o ENEM continuam até dia nove de julho

Continuam abertas até o dia nove de julho as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), através do site www.enem.inep.gov.br. Este ano, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte oferece 245 vagas, em seis cursos, com acesso exclusivamente através do ENEM/SISU (Sistema Nacional de Seleção Unificada). 

Os cursos são os seguintes: bacharelado em Engenharia de Software (40 vagas); Geofísica (45 vagas); Engenharia Florestal (40 vagas); Zootecnia (40 vagas); e os novos cursos de Engenharia Agronômica (40 vagas) e tecnólogo em Gestão Hospitalar (40 vagas). 
 
As provas do ENEM serão realizadas nos dias seis e sete de novembro. No primeiro dia, a prova abordará temas relacionados às Ciências Humanas e suas tecnologia e Ciências da Natureza e suas tecnologias e, no segundo dia, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, além de Redação e Matemática e suas tecnologias. São quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha. 
Com a publicação dos resultados, os candidatos interessados em pleitear vagas em tais cursos da UFRN deverão proceder sua inscrição no SISU, cujo edital deverá ser publicado pelo MEC em data posterior. 
 
Os candidatos aos cursos com entrada através do ENEM/SISU também poderão optar por algum dos 70 cursos que têm entrada pelo sistema Vestibular, uma vez que as provas ocorrerão em datas diferentes. Caso o aluno seja aprovado nos dois processos, deverá fazer opção por apenas um curso. 

Vestibular 2011 
Mais 6.139 vagas serão oferecidas pela UFRN através do Vestibular 2011(sistema seletivo tradicional), que será realizado, simultaneamente, nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó, Currais Novos e Santa Cruz, nos dias 28, 29 e 30 de novembro. As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no período de 26 de julho a 29 de agosto. 
 
O Vestibular e o ENEM são abertos a portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente, ou aos que estiverem cursando, no ano letivo de 2010, o último ano do ensino médio ou curso equivalente. 
Os alunos oriundos da Rede Pública de Ensino poderão ser beneficiados com o Argumento de Inclusão, cuja inscrição ocorrerá no período de 24 de setembro a 15 de outubro. Os interessados deverão apresentar comprovante de inscrição no Vestibular e os documentos que certifiquem os requisitos estabelecidos na resolução, especialmente ter cursado, com aprovação, os últimos três anos do Ensino Fundamental e todo o Ensino Médio na Rede Pública de Ensino.

[Nota do Blog]

Existem muitas discussões acerca do ENEM unificado, a priori, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acerta em não aderir imediatamente ou SISU, não sabemos se propositalmente ou por simples falta de tempo, esta segunda pouco provável já que o processo vem sendo amplamente discutido desde ano passado. 

A não adesão completa ao sistema, e sim gradativamente, pode evitar o que ocorreu com alguns estados do Norte do país onde, com o novo ENEM, os selecionados para cursos mais concorridos como medicina, direito e algumas engenharias, não obteve candidatos aprovados do próprio estado, o que no futuro podo ocasionar uma defasagem de profissionais capacitados na região, destruindo assim o propósito vital da universidade que seria o desenvolvimento local e ampliação dos horizontes regionais, já que os que estão sendo formados não pertencem à própria região e por decorrência disto iram voltar as suas cidades de origem. 

Diante disso, cabe uma investida mais cautelosa na forma de introdução das ferramentas milagrosas do Governo Federal em nossas instituições. Esperamos sempre o melhor para a educação brasileira, por compreender que um pais evolutivamente mais igualitário só se construirá através da educação, assim apoiamos idéias que venham contribuir  para o desenvolvimento educacional, deste que seja pensada e executa cuidadosamente para evitar surpresas desagradáveis em futuro próximo.
 


Fonte: E-Comunica UFRN Notícia cadastrada em 30/06/2010 11:20

0 comentários:

Postar um comentário