segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Chuvas voltam ao Nordeste no domingo de carnaval

Um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) está atuando sobre o Nordeste e provocou chuvas em vários pontos neste domingo de carnaval. A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) é de que as precipitações atinjam as regiões Cariri e Sertão. De acordo com o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno, a mudança na circulação dos ventos está formando as áreas de instabilidade que provocam as precipitações.

“O VCAN deverá induzir a ocorrência de chuva sobre a região Nordeste. Na Paraíba, este fenômeno deverá favorecer a chuva a partir do domingo, particularmente sobre Sertão, Alto Sertão, Cariri e Curimataú. Este sistema deve se estender até segunda-feira e depois enfraquece naturalmente. Também podem ocorrer precipitações no Brejo, Agreste e Litoral, só que de forma isolada e com menor intensidade”, explicou.

O presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, lembrou que a partir da segunda quinzena deste mês as chuvas costumam ser mais frequentes no semiárido paraibano. “Sabemos que o período entre os meses de fevereiro e maio é o mais chuvoso no Sertão e os equipamentos do Governo do Estado estão ligados 24 horas acompanhando as mudanças climáticas, as intensidades das chuvas e dos ventos. Também observamos diariamente os níveis dos açudes para gerenciar da melhor maneira a água que abastece a população”, informou.

Gostou da Postagem?

0 comentários:

Postar um comentário