domingo, 8 de julho de 2012

América e ABC perdem no Brasileiro Série B


América é goleado pelo CRB e despenca na tabela de classificação

O empate do líder Criciúma ontem deixava o América com plenas chances de assumir a ponta do Brasileiro da Série B neste sábado. Favorito diante do CRB, que ocupava a zona do rebaixamento, o time potiguar não conseguiu se posicionar dentro do estádio Rei Pelé e despencou na tabela de classificação após ser goleado por 4 a 2 pela equipe adversária.

Com a derrota na nona rodada da competição, a equipe fica estagnada nos 19 pontos e cai para a quarta colocação. O América-MG assumiu a liderança do torneio após derrotar o Atlético-PR, enquanto o CRB chegou aos dez pontos e deixou a degola, para alívio dos torcedores alagoanos.

As duas equipes voltarão a jogar apenas no próximo sábado. Os potiguares do América irão enfrentar o Ceará, dentro de casa, ao mesmo tempo em que o CRB medirá forças com o Avaí, em partida programada novamente para o estádio Rei Pelé.

O Jogo 

O América mostrou desde o início da partida que este sábado não seria um dia favorável para os torcedores de Natal. A equipe começou o jogo nervosa e tomou um cartão amarelo logo aos quatro minutos. Em contrapartida, o CRB sabia aproveitar os espaços nos seus domínios e trocava passes com facilidade.

Melhor em campo, os donos da casa conseguiram abrir o marcador aos 12 minutos do primeiro tempo. Após escanteio cobrado para dentro da área, a zaga do América se confundiu e não conseguir afastar a bola. Aproveitando a indecisão dos marcadores adversários, Rogélio mostrou oportunismo e concluiu para o fundo das redes.

Apático em campo, o América não ameaçava o goleiro anfitrião e pouco chegava ao ataque. O CRB, por sua vez, se mantinha imponente no meio-campo e conseguia conter o ímpeto dos visitantes com facilidade. Com a liberdade encontrada na intermediária, a equipe chegou ao segundo gol com Elsinho. O jogador recebeu cruzamento de Geovani e dominou tirando do goleiro Dida. Livre de marcação, o atleta chutou e ampliou a vantagem de sua equipe aos 37 minutos.

O América ainda arriscou no fim da etapa inicial e Cristiano garantiu a vitória ao espalmar para longe. Com a volta do intervalo, os donos da casa arriscaram com Geovani e Dida mostrou estar atento para defender. No lance seguinte, os potiguares acertaram a trave do goleiro alagoano e deram indícios de que poderiam esboçar uma reação nos minutos seguintes.

Entretanto, o CRB chegou ao terceiro após cobrar escanteio da esquerda. O tiro de canto surgiu depois de uma grande defesa de Dida e achou a cabeça de Rodrigão dentro da área. O atleta subiu sozinho e testou forte para superar o arqueiro rival e garantir a vitória aos 13 minutos do segundo tempo.

Pingo viu a necessidade de recolocar o América no jogo e conseguiu deixar a derrota mais aceitável ao balançar as redes. Aos 18 minutos, o jogador apareceu como elemento surpresa dentro da área e aproveitou o cruzamento de Eduardo para descontar a vantagem aberta pelos alagoanos na partida.

O último lance de perigo do jogo saiu dos pés de Wanderson. O atleta tentou anotar o segundo gol dos visitantes e viu a bola passar rente à trave esquerda de Cristiano. Sem conseguir diminuir ainda mais a vantagem do CRB, o América se entregou ao adversário e não aproveitou a expulsão de Rodrigão, aos 42 minutos, para descontar.

Os potiguares também ficariam com dez em campo aos 44 minutos. Jorge Felipe recebeu o segundo cartão amarelo e foi colocado para fora pelo árbitro da partida. Com mais um buraco em seu setor defensivo, a equipe viu Wanderley aproveitar o rebote de Dida e estufar as redes aos 47.

O time ainda aproveitaria a comemoração dos donos da casa para descontar novamente nos acréscimos do jogo. Pingo bateu falta de forma primorosa e não deu chances para Cristiano evitar o gol que selou o placar do movimentado jogo deste sábado.

Com gol no último minuto, Vitória vence ABC e se aproxima do líder

Em jogo com poucas chances, o Vitória venceu o ABC por 1 a 0, no Estádio do Frasqueirão, em Natal, pela nona rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O encontro dos nordestinos foi marcado pela estreia do técnico Ademir Fonseca no comando dos potiguares. No entanto, o zagueiro leonino Victor Ramos estragou a festa do "Rei do Acesso".

O primeiro tempo contou com um amplo domínio do ABC, que chegava com muito perigo, concentrado no camisa 10 do Mais Querido, Raul. Com uma maior iniciativa do que o seu adversário, o clube potiguar teve a oportunidade de abrir o placar, pelo menos, em duas ocasiões: aos 36 e 44, com Washington, mas o goleiro Douglas salvou o Leão da Barra.

Já os visitantes pouco incomodavam a meta alvinegra, que via muitos erros de passe no meio-campo rubro-negro e os atacantes Marco Aurélio e Neto Baiano pouco inspirados. Este último protagonizou a única jogada de perigo do clube baiano, aos 20 minutos: Tartá fez boa jogada pela lateral e cruzou para o meio da área, onde Neto Baiano chutou e Andrey fez boa defesa.

Na etapa complementar, o técnico Paulo César Carpegiani promoveu uma troca de volantes no Vitória: saiu Rodrigo Mancha, que deu lugar a Michel. Com esta alteração, o Leão da Barra ganhou mais consistência no meio-campo. Logo aos cinco minutos, Pedro Ken recebeu bola na entrada da área e arriscou, mas Andrey fez boa defesa e salvou o ABC, que ainda teve o volante Guto expulso, quando a partida já se encaminhava para os acréscimos.

Quando o relógio marcava exatos 50 minutos, os leoninos ganharam escanteio. O zagueiro Victor Ramos, sozinho, subiu e cabeceou com firmeza, fazendo com que a bola morresse no fundo do gol de Andrey. Logo após o tento que garantiu a vitória visitante, o árbitro Wagner Reway apitou, para a comemoração do Vitória e as vaias da torcida alvinegra.

Com esta derrota, o Mais Querido perdeu a chance de se distanciar da zona de rebaixamento à Série C de 2013. Com nove pontos, na 15ª colocação, o Alvinegro volta a campo no próximo sábado, às 16h20, quando visita o Atlético-PR, no Gigante de Itiberê, em Paranaguá-PR, pela décima rodada do Nacional.

Enquanto isto, o Rubro-Negro  se aproximou dos líderes da Segunda Divisão. Na terceira posição, com 19 pontos, o clube baiano tem compromisso já nesta terça-feira, às 21 horas, com o Paraná, no Estádio do Barradão, em Salvador-BA.

Fonte: Gazeta Esportiva via Tribuna do Norte 

0 comentários:

Postar um comentário