Ontem, os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) receberam informação do reitor Milton Marques, diretamente de Natal, de que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), em audiência com ele, pediu que os secretários estaduais fizessem avaliação do impacto financeiro das reivindicações da categoria.
Segundo informou o reitor ao presidente da Associação dos Docentes da Universidade (Aduern), Flaubert Torquato, a governadora também designou a vinda da equipe do Governo a Mossoró, quinta ou sexta-feira, para tentar resolver o impasse com os professores, técnicos-administrativos e estudantes da Uern.
Os três segmentos estão em greve desde o final de maio e reivindicam reajuste salarial, fortalecimento financeiro da universidade, melhores condições de ensino e aprendizado. A expectativa é de que os secretários, na visita a Mossoró da próxima semana, tragam resposta à contraproposta dos professores.
Isso porque Rosalba Ciarlini pediu avaliação do impacto da contraproposta na folha de pessoal do Estado. Os docentes aceitam receber reajuste a partir de setembro, mas retroativo a abril - condição para o fim da greve. Essa contraproposta foi encaminhada há quase duas semanas ao Governo do Estado.
O documento foi protocolado na administração estadual pelo reitor Milton Marques, que atua como intermediador dos segmentos da universidade. Ele inclusive, convocou audiência com o comando de greve para segunda-feira (18), às 15h, na Reitoria, para repassar oficialmente o resultado da conversa com a governadora.
PROGRAMAÇÃO
Enquanto não há acordo para o fim da greve, a Aduern agenda mobilizações para a próxima semana, conforme deliberações de ontem. Em meio à "judicialização" dos movimentos sociais, quarta-feira (20), às 9h, haverá debate sobre "Direito de Greve dos Servidores Públicos", na sede da ADUERN Mossoró.
O professor Lindocastro Nogueira, assessor jurídico da entidade, será o expositor do tema. No mesmo dia, às 16h, o comando de greve volta a se reunir. Quinta-feira (21), às 9h, será realizada nova assembleia com toda a categoria docente para avaliar o movimento grevista. Na ocasião, serão repassados os informes sobre a negociação com o Governo do Estado e Reitoria da Uern.
Sexta-feira (22), às 7h30, a Aduern inicia o ciclo de "Acampamento Relâmpago em Defesa da UERN". A categoria aprovou que a cada semana, o Sindicato iria a um bairro para mostrar a realidade da universidade, bem como os trabalhos desenvolvidos pela instituição. As atividades começam pela praça do Mercado Central, Centro.
Fonte: O Mossoroense
0 comentários:
Postar um comentário