terça-feira, 25 de março de 2014

Arouca, Tinga e o duplo racismo de que são vítimas as mulheres negras

Por: Paulo Nogueira

Tinga e a mulher
Dias atrás, publicamos no DCM um artigo do site Blogueiras Negras. Nele, a autora citava um tipo de racismo pouco falado: aquele de homens negros que ascendem em relação às negras.

Como notou a blogueira, é como se as negras desaparecessem, se tornassem invisíveis aos homens negros que ganham notoriedade e dinheiro.

O Brasil jamais teve um Malcom X, o ativista americano que dedicou sua vida a convencer as mulheres negras de que seus cabelos são lindos do jeito que são, e seus lábios, e seu nariz, e sua pele de azeviche.

Elas queriam ser brancas, e se sentiam inferiorizadas por não ser. Malcom X inventou o Orgulho Negro, e seu maior seguidor foi Muhammad Ali com seu grito épico: “Sou lindo.”

Arouca e a mulher em Orlando
Numa fase ignorante de sua vida, Malcom alisava os cabelos e procurava brancas. Depois, nunca mais mexeu no cabelo natural, e nem desfilou com loiras como se fossem troféus.

Acordara para a necessidade vital de valorizar pessoas que se sentiam, como Michael Jackson, menores por não serem brancas.

Tudo isso me veio à cabeça quando li sobre os lastimáveis casos de racismo contra dois bons jogadores negros, Tinga e Arouca.

Antes de seguir adiante, fique claro: é um horror, um descalabro, e torcedor que xinga jogador de macaco deveria sair do estádio para a prisão, automaticamente.

Isto posto, o que os jogadores negros fazem para promover sua raça? Não peço que sejam Malcom X, mas que eles fazem em escala mais simples e mais modesta?

A triste resposta é: nada.

Ao contrário, eles indiretamente reforçam o racismo ao, ricos, imitar imediatamente o comportamento branco na aquisição de uma mulher branca.

É uma mensagem desoladora para as negras, como notou a blogueira cujo texto publicamos.

Joaquim Barbosa e namorada
A esse lugar comum dos futebolistas brasileiros, oponho Mario Balotelli, o atacante italiano que em sua riqueza e fama mundiais optou por uma namorada negra. Balotelli está, assim, emitindo uma mensagem: as mulheres de nossa raça são lindas.

Clap, clap, clap. De pé.

A isso se chama consciência social e racial. Torço para que Balotelli não enverede, depois, pelo mesmo caminho racista de tantos jogadores negros.

O Brasil é um país racista.

E as mulheres negras são vítimas de racismo duplamente em suas relações amorosas: os brancos as querem para sexo e pouco mais. E os negros, quando viram famosos – outro exemplo notório é Joaquim Barbosa –, passam a ignorá-las.

Que os lastimáveis episódios de Arouca e Tinga joguem luzes sobre a discriminação ampla, geral e irrestrita de que são vítimas elas – as mulheres negras, tão lindas, tão altivas, tão resistentes e tão amplamente, tão cruelmente discriminadas.


Postagens Relacionadas:

  • Lutar por salário sim! “O salário tem sido mais importante do que a função social do professor de transmitir conhecimento?!?” Essa foi a postagem de uma ex-aluna, que muito estimo, no facebook em dia de Assembleia da Aduern para discutir a greve … Mais informações
  • Matéria do Olhar Messiense Repercute na Câmara dos Vereadores A postagem com título “Por quem você está sendo representado?”, de autoria do pedagogo Jacinto Belarmino dos Santos, postada aqui no Blog Olhar Messiense no dia 26 de março do corrente ano, andou chamando a atenção dos ve… Mais informações
  • Dia da Mentira – 1º de Abril Tudo começou quando o rei da França, Carlos IX, após a implantação do calendário gregoriano, instituiu o dia primeiro de janeiro para ser o início do ano. Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas,… Mais informações
  • Caos no Esporte Messiense Por Renato Estevam da Silva Hoje o esporte messiense está, literalmente, abandonado, o incentivo ao esporte que teoricamente deveria existir por parte da Secretaria do Esporte, Educação e Lazer, infelizmente não acont… Mais informações
  • Uma Observação Social Por Francisco de Assis França O momento que o agricultor do Município de Messias Targino-RN está vivendo é bastante preocupante, a falta de chuva desde do inicio do ano está provocando um estado de calamidade pública no mu… Mais informações

0 comentários:

Postar um comentário