quinta-feira, 11 de abril de 2013

Fim do voto secreto no Congresso Nacional!


Renan Calheiros provavelmente não seria Presidente do Senado se não fosse o voto secreto. Agora temos a chance de acabar com esse sistema de voto antidemocrático e garantir que saberemos como cada um dos nossos representantes vota em cada assunto. Esta é a nossa oportunidade de acabar com a corrupção e os acordos que ocorrem nos bastidores do nosso Congresso. 

No ano passado, nossa pressão funcionou e uma proposta contra o voto secreto para a cassação de políticos foi aprovada no Senado dias depois de entregarmos nossa petição. Mas ela está parada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Fomos informados que se o público criar pressão e exigir o voto aberto agora, os deputados e senadores serão obrigados a nos ouvir e agir. 

É hora de acabar com a votação secreta que é um verdadeiro cheque em branco para os políticos. Clique aqui para assinar essa petição agora e a encaminhe para todos -- quando alcançarmos 500.000 assinaturas, entregaremos a petição diretamente ao presidente da Comissão de Constituição e Justiça e para o senador Pedro Taques, no Senado -- se você já assinou essa petição, compartilhe com todos


Há pouco mais de um ano, Jaqueline Roriz foi absolvida de uma série de acusações de corrupção na Câmara dos Deputados. Naquela ocasião o voto foi secreto, e ela escapou facilmente, apesar de ter sido filmada colocando dinheiro sujo dentro de sua bolsa. Se no caso dela o voto fosse público, e os deputados fossem obrigados a cumprí-lo, isso jamais teria acontecido. Depois, mesmo com o alerta do povo, Renan foi eleito através do voto secreto por 53 senadores, sendo que apenas 35 admitiram seus votos. Se vencermos agora, eles jamais poderão esconder seus votos novamente, e nós poderemos torná-los responsáveis ​​perante a nós, os eleitores, e não aos acordos de bastidores. 

O voto aberto não apenas vai jogar luz sobre as alianças políticas no Congresso, mas vai abrir caminho para uma reforma política mais ambiciosa e ampla no Brasil, na qual o poder popular triunfa sobre todos os outros tipos de interesses espúrios. Se conseguirmos que os deputados aprovem esta PEC, estaremos um pouco mais perto de verdadeiramente expor as brechas usadas pela corrupção e impunidade para triunfarem nesse país. 

Vamos criar uma onda enorme de poder popular e enviar uma posição clara da opinião pública aos nossos deputados. Assine a petição abaixo e a encaminhe para todos pelo fim imediato do voto secreto no Congresso Nacional: 


Nosso movimento está ficando cada vez mais forte: com as mobilizações passadas, conseguimos mudar a direção do governo brasileiro. Ajudando a aprovar a Ficha Limpa, demos um golpe forte contra a corrupção. Unindo-nos mais uma vez, poderemos arrancar de vez a corrupção enraizada nas nossas instituições políticas. 

Com esperança e determinação, 

Pedro, Carol, Alice, Diego, Joseph, Ricken, Laura e toda a equipe da Avaaz

0 comentários:

Postar um comentário