sábado, 15 de dezembro de 2012

Reunião discutiu implantação do Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), em Messias Targino


Representantes da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente de Messias Targino , do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf), Fórum da Agricultura Familiar, Centro Juazeiro e do Sebrae  se reuniram na quinta-feira (13), na sede da prefeitura  com o objetivo de discutir o processo de implantação e seleção dos agricultores familiares que vão participar do projeto PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável) que será implantado no município.

O projeto vai beneficiar vinte famílias,  com o intuito de fortalecer a agricultura familiar e ampliar ainda mais a renda dos agricultores familiares que sobrevivem da atividade rural e está sendo viabilizado através de mais uma  parceria firmada entre a prefeitura de Messias Targino e o Sebrae no valor de 300 mil reais  com recursos da Fundação Banco do Brasil e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Durante a reunião, os dois representantes do SEBRAE  fizeram uma apresentação, mostrando todas os aspectos  do projeto e foi definindo um cronograma para a sua implantação. Ficou decidido que na próxima  quarta-feira, dia 19, será realizada uma  reunião  com os agricultores que estão no processo  de discussão da produção e comercialização  para discutir o projeto. “A nossa ideia é indicar famílias que já esteja  produzindo”, revelou Paulo Rodrigues  secretário  Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente.

A prefeita Shirley Targino que participou também  da reunião  destacou a importância  do projeto  para agricultura familiar. “Esse projeto era uma antiga revindicação que virmos pleiteando dado a sua importância para a agricultura familiar”, afirmou Shirley.

O prefeito  eleito Arthur Targino (PMDB), que esteve presente na reunião  reafirmou  seu compromisso  em apoia cada vez mais a agricultura familiar pela sua importância econômica e social. Quanto a implantação do  Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), que vai  começa de fato já na sua gestão, o mesmo disse que dará todas as condições para a implantação do projeto.

O presidente do Sintraf, Pôla Pinto reafirmou que com a implantação PAIS, o sistema de produção e comercialização local será fortalecido e ampliado. “O  PAIS é uma tecnologia  social de baixo custo onde é trabalhado o manejo agroecológico de toda produção em um modelo sustentável em um processo produtivo sem agrotóxicos”.

As famílias que serão contempladas vão receber o kit PAIS com  todo o sistema de irrigação e ainda a montagem de um galinheiro. Nas unidades serão cultivados  em um mesmo ambiente os mais diversos tipos de  hortaliças, legumes, carne e frutas.

0 comentários:

Postar um comentário