sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Padre, Prefeita, Vereador e Auxiliares do Executivo Municipal se Reuniram para Discutir Sobre a Festa da Padroeira do Município

Do Blog O Messiense

Aconteceu nesta quinta-feira, 29 de setembro, pela manhã, uma importante reunião no Palácio 8 de Maio, sede do Poder Executivo de Messias Targino.

Na ocasião, o padre Marconi Nunes, acompanhado de Ismael Fernandes dos Santos, esteve reunido com a prefeita Shirley Ferreira Targino, com o vereador Juscelino Herculano Jales e com os secretários municipais Tarcísio Jales de Oliveira (Urbanismo e Obras), Joana de Oliveira Neta (Finanças) e Wagna Fernandes de Almeida (Cultura).

A pauta da reunião foi a Festa de Nossa Senhora das Graças, padroeira de Messias Targino, que será celebrada no período de 25 de novembro a 04 de dezembro de 2011.

Como a parte religiosa da Festa será discutida com comissão específica, na reunião desta quinta-feira foi discutida apenas a parte social e cultural do evento.

Mesmo assim, adianta o Blog que a parte religiosa da Festa de Nossa Senhora das Graças não fugirá dos padrões costumeiros, sendo composta, portanto, de missa de abertura, novenário, procissão de encerramento, missa de encerramento e outras celebrações, que serão rigorosamente definidas adiante.

O padre Marconi informou que outros celebrantes, como padre Domingos de Sá (vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Dores, de Patu) e padre George L. dos Santos (vigário da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, de Almino Afonso), estarão presentes durante a Festa, conduzindo as celebrações em determinadas noites.

Tratando da parte cultural, a equipe reunida nesta quina-feira (29) decidiu que a Festa terá as tradicionais barracas, leilão beneficente, apresentações de grupos de teatro, dança e outros e apresentações de artistas musicais.

Diante da escassez de recursos, ficou acertado que, assim como aconteceu em 2010, em 2011 também serão buscados patrocínios para cada noite. Empresários, comerciantes e amigos deverão contribuir, pagando o cachê de cada artista que irá se apresentar por noite, recebendo em troca a divulgação de suas marcas comerciais.

Nesse sentido, a prefeita Shirley informou que pretende garantir numa noite a presença do cantor Bartô Galeno, que atrai multidões por onde passa.

Também ficou definido que haverá uma noite de apresentações musicais dedicada aos músicos que são filhos da terra. Por sinal, são muitos os talentos musicais de Messias Targino.

Também se convencionou que o tradicional jantar comunitário acontecerá na mesma noite da Festa que será dedicada aos messienses ausentes, que costumam voltar a Messias Targino no período da Festa de sua padroeira.

Para que os grupos de danças, teatro e outros possam ensaiar as apresentações que irão fazer no palco da Festa, a Prefeitura disponibilizará o Centro de Cultura e Eventos.

A escolha de Rei e Rainha da Festa será também um atrativo a mais.

A Rádio Juventude FM (87,9), recentemente instalada no Município, e carros de som serão utilizados para a divulgação de todo o evento.

O padre Marconi, que também é vice-reitor do Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, situado na Serra do Lima, em Patu, permanecerá em Messias Targino em todo o período da Festa da Padroeira.

Toda a programação será detalhada em breve, inclusive para que haja a confecção dos convites e folder´s da Festa.

No dia 11 de outubro, o padre Marconi pretende fazer uma grande reunião com a comunidade, para ouvir sugestões e melhor encaminhar determinados aspectos da Festa de Nossa Senhora das Graças.

Até lá, o religioso também se reunirá com a comissão que trata da parte religiosa da Festa, a fim de dar contornos mais específicos à programação religiosa.

A expectativa é que a Festa de Nossa Senhora das Graças, edição 2011, receba um número maior de participantes, e possa finalmente ser inserida no contexto dos grandes eventos da região Oeste do Rio Grande do Norte.

O vereador Juscelino informou que pretende colaborar de forma voluntária para o evento, inclusive para se manter a tradição de família, que o seu avô, ex-prefeito e ex-vereador João Jales Dantas (João Calixta), de saudosa memória, sempre esteve à frente, juntamente com outras pessoas, de determinados aspectos da Festa de Nossa Senhora das Graças, inclusive do leilão beneficente, em que João Calixta, além de fazer doações, muitas vezes seguia junto com a comissão, fazendo pedido de bens para o leilão, de porta em porta, de fazenda em fazenda.

Muitos, por sinal, serão os voluntários para a realização da Festa de Nossa Senhora das Graças, como são os casos da professora Maria da Conceição Almeida Ferreira, do professor Raimundo Nonato de Almeida e várias outras pessoas da comunidade, que se integram ao evento e colaboram decisivamente para o seu sucesso.

Fonte: Blog O Messiense
Imagem: Portal Católico

0 comentários:

Postar um comentário