domingo, 7 de agosto de 2011

Professores sem formação básica se formam no Proinfantil


Do Blog do Enock Douglas

Terminou  ontem (05), com direito a baile de formatura e outras pompas,  o Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (PROINFANTIL). Ao todo, 38 professoras das cidades de Areia Branca, Alexandria, Caraúbas, Janduís e Messias Targino concluíram o curso.

O curso que durou dois anos foi destinado à qualificação de professoras que estavam em sala de aula mesmo sem ter o magistério ou curso superior em Pedagogia. Se não tinham formação em licenciatura ou magistério,o que estavam fazendo em sala de aula? enquanto muitos formados de verdade estão sem emprego? é o velho Brasil do tapa buracos.

O programa é uma iniciativa do  MEC e foi colocado em prática em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Secretaria Estadual de Educação e dos municípios. Uma grande parceria em prol de algo que particularmente acho absurdo, pessoas que exercem uma profissão sem qualificação, ganham um curso de dois anos, sem concorrência e com pouca duração, depois se dizem formados e através de apadrinhamento ocupam vagas de pessoas que realmente batalharam para passar em um vestibular e concluir um curso de nível superior em 4 ou 5 anos.

E o curso continua, há expectativa de que nova etapa do ProInfantil seja iniciada no próximo ano, contemplando assim, mais professoras que não dispõe de formação básica para estar em sala de aula.

O programa já foi desenvolvido em quatro etapas em outras cidades do País. Esta foi a primeira vez que Mossoró e região foram contempladas.

Este programa veio amenizar o grande problema que o país enfrenta com a falta de qualificação dos professores, mas bem sabemos que alguns encontros durante dois anos não capacita ninguém como deveria, pois nem mesmo profissionais que cursam licenciaturas em universidades por períodos de 4 ou 5 anos estão recebendo a formação necessária, imaginem dois anos com encontros infrequentes, é o velho Brasil da maquiagem.

0 comentários:

Postar um comentário