Os alunos do Rio Grande do Norte tiveram a terceira pior média entre os 20 mil brasileiros que participaram do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) em 2009. Os resultados foram divulgados ontem (07/12). A prova é aplicada a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e avalia o conhecimento de estudantes de 15 anos de idade em matemática, leitura e ciências.
Os estudantes potiguares só ficaram à frente dos estudantes de Alagoas e do Maranhão, que obtiveram a menor nota – 354 e 355 pontos respectivamente. Na sequência, aparecem o Acre, o Amazonas e o Rio Grande do Norte, todos com média 371. Os resultados inferiores do estado do Norte e Nordeste são reflexo do baixo investimento que foi feito nessas regiões nos últimos anos, segundo o ministro da Educação Fernando Haddad.
O melhor desempenho foi dos alunos do Distrito Federal. No DF, a média considerando as três disciplinas foi de 439 pontos – 38 acima da nacional. Em seguida, aparecem Santa Catarina (428), Rio Grande do Sul (424), Minas Gerais (422) e Paraná (417). Seis estados também tiveram resultados acima da média nacional – Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás. Em 2009, o Brasil aumentou o plano amostral e o número de alunos participantes para que os resultados do Pisa pudessem ser comparados por estado.
“É muito injusto cobrar do Norte e do Nordeste um desempenho comparável com o do Sul e do Sudeste, sabendo que só muito recentemente nós estamos dando as condições para que esses estados possam formular políticas educacionais consistentes. Vamos corrigir as desigualdades garantindo que não importa onde a criança nasça o investimento público seja o mesmo”, disse o ministro ao se referir ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Criado em 2006, ele repassa recursos aos estados mais pobres que não conseguem investir um valor mínimo por aluno ao ano.
Na avaliação do ministro, todo estado, “tem espaço para melhorar”. “O importante é o movimento de buscar a excelência”, afirmou.
Confira abaixo as médias por estado:
Os estudantes potiguares só ficaram à frente dos estudantes de Alagoas e do Maranhão, que obtiveram a menor nota – 354 e 355 pontos respectivamente. Na sequência, aparecem o Acre, o Amazonas e o Rio Grande do Norte, todos com média 371. Os resultados inferiores do estado do Norte e Nordeste são reflexo do baixo investimento que foi feito nessas regiões nos últimos anos, segundo o ministro da Educação Fernando Haddad.
O melhor desempenho foi dos alunos do Distrito Federal. No DF, a média considerando as três disciplinas foi de 439 pontos – 38 acima da nacional. Em seguida, aparecem Santa Catarina (428), Rio Grande do Sul (424), Minas Gerais (422) e Paraná (417). Seis estados também tiveram resultados acima da média nacional – Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Goiás. Em 2009, o Brasil aumentou o plano amostral e o número de alunos participantes para que os resultados do Pisa pudessem ser comparados por estado.
“É muito injusto cobrar do Norte e do Nordeste um desempenho comparável com o do Sul e do Sudeste, sabendo que só muito recentemente nós estamos dando as condições para que esses estados possam formular políticas educacionais consistentes. Vamos corrigir as desigualdades garantindo que não importa onde a criança nasça o investimento público seja o mesmo”, disse o ministro ao se referir ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Criado em 2006, ele repassa recursos aos estados mais pobres que não conseguem investir um valor mínimo por aluno ao ano.
Na avaliação do ministro, todo estado, “tem espaço para melhorar”. “O importante é o movimento de buscar a excelência”, afirmou.
Confira abaixo as médias por estado:
- Distrito Federal - 439 pontos
- Santa Catarina - 428 pontos
- Rio Grande do Sul - 424 pontos
- Minas Gerais - 422 pontos
- Paraná - 417 pontos
- Espírito Santo - 414 pontos
- São Paulo - 409 pontos
- Rio de Janeiro - 408 pontos
- Mato Grosso do Sul - 404 pontos
- Goiás - 402 pontos
- Rondônia - 392 pontos
- Mato Grosso - 389 pontos
- Paraíba - 385 pontos
- Bahia - 382 pontos
- Tocantins - 382 pontos
- Pernambuco - 381 pontos
- Amapá - 378 pontos
- Ceará - 376 pontos
- Pará - 376 pontos
- Roraima - 376 pontos
- Piauí - 374 pontos
- Sergipe - 372 pontos
- Acre - 371 pontos
- Amazonas - 371 pontos
- Rio Grande do Norte - 371 pontos
- Maranhão - 355 pontos
- Alagoas - 354 pontos
Em geral a prefeitura de Messias Targino, como todas as outras deixa coisa minimas que afetam a maioria dos estudantes... a alguns anos atráz foi criada pela câmara dos vereadores uma lei pela qual os estudantes tinham direito ao um aucilio de 10% do salario minimo, realidade diferente de hje. Antes das eleições passada a Prefeita atual convocou uma reunião com todos os estudantes com uma simples promessa de que a bolsa que era 40.00R$ por mês iria aumentar pra 80.00R$ tudo ñ passou de uma grande engano o aumento fui apenas de 10.00R$, passando assim a receber cada um 50.00R$ isso mesmo não era em dia. Não estou aqui fazendo pouco ou disendo que esse dinherio não contribui pelo contrario ajuda e muito mais como uma lei é aprovada e não é exercida por interior? Essa é uma pergunta que pertuba muitos estudantes. Gostaria de obter resposta a respeito de tal assunto.
ResponderExcluiratenciossamente.