quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

RN confirma primeiros casos de microcefalia associados ao Zika vírus

Em pelo menos 4 casos foi confirmada a
associação da microcefalia com o Zika vírus
(Foto: Rede Globo)
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou nesta terça-feira (12) associação entre o Zika vírus com a microcefalia em quatro casos no Rio Grande do Norte. A confirmação foi possível através de um exame realizado pelo Centro de Prevenção e Controle (CDC) dos Estados Unidos.

Os quatro casos são relativos a dois abortos e dois recém-nascidos falecidos com poucas horas de vida. Todos os casos foram positivos para Zika vírus usando PCR, e as amostras do cérebro dos dois recém-nascidos submetidas à análise imunohistoquímica foram positivas. Ambos apresentavam microcefalia e outras malformações.
 
De acordo com a investigação clínico-epidemiológica feita pela UFRN, todas as gestantes apresentaram febre e exantema (manchas vermelhas) durante a gestação.

Em relação aos casos de aborto, as amostras foram testadas para toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, herpes vírus e dengue, todas com resultados negativos.

“A investigação é resultado da cooperação internacional com o Centro de Prevenção e Controle (CDC) com o Ministério da Saúde”, informou a coordenadora da Coordenadoria de Promoção à Saúde da Sesap, Cláudia Frederico.

De acordo com a Sesap, o Rio Grande do Norte notificou, até o dia 7 de janeiro, 173 casos de microcefalia suspeitos de estarem relacionados ao Zika vírus.

Fonte: G1-RN

0 comentários:

Postar um comentário