quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pesquisadores debatem uso de águas públicas para aquicultura

A utilização consciente dos recursos naturais cada vez mais está entrando na pauta de discussão da sociedade. Diante da importância do tema, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) realiza um debate nesta sexta-feira, 11, para discutir o "Uso de Águas Públicas para a Aquicultura no Semiárido: Desafios e Perspectivas".

Com o objetivo de estabelecer diretrizes ao uso das águas públicas no semiárido potiguar para a aquicultura, as discussões vão acontecer durante todo o dia na Sala dos Conselhos, que fica situada no prédio da Reitoria, Campus Leste da Ufersa Mossoró. O debate é aberto à comunidade acadêmica e demais profissionais interessados na temática.

O coordenador do curso de Ecologia da Ufersa, professor Gustavo Gonzaga, ressalta a importância das discussões que vão proporcionar um entendimento maior sobre a instalação de unidades produtivas para o cultivo de peixes em tanques rede em águas públicas no semiárido do Rio Grande do Norte. O debate está sendo organizado pelos professores da Ufersa Ivanilson de Souza Maia, Virgínia Cavalari e Júnior Bessa.

Entre os palestrantes convidados, estão o secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Felipe Matias, e o superintendente de Outorga e Regulação da Agência Nacional de Águas (ANA), Francisco Lopes Viana. Ambos tratarão dos "Acertos e Equívocos do Uso das Águas Públicas para a Aquicultura".

Logo depois os professores da Ufersa Gustavo Henrique Gonzaga da Silva, coordenador do Laboratório de Limnologia e Qualidade de Água (Limnoaqua), e Rodrigo Costa, vice-chefe do Departamento de Ciências Animais, além do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) José Luiz Attayde, vão apresentar as atividades de pesquisa e extensão que as duas instituições estão desenvolvendo nos reservatórios do semiárido potiguar.

De acordo com a Ufersa, no turno da tarde, os trabalhos darão continuidade com abordagens técnicas sobre as experiências e perspectivas do uso de águas públicas para a aquicultura, tendo como palestrantes o coordenador do Centro de Pesquisa em Aquicultura de Pentecostes do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Pedro Eymard Mesquita e, o coordenador de Células Rurais da Secretaria de Estado da Pesca e Aquicultura do ceará (Sepace), Osvaldo Segundo da Costa Filho.

Fonte: O Mossoroense

0 comentários:

Postar um comentário