quarta-feira, 16 de junho de 2010

Orkut eles pensam por nós

Há algum tempo que a rede social mais utilizada no Brasil e em Messias Targino o Orkut, vem passando por diversas modificações quem vem desagradando a uns e agradando a outros. A mais nova foi a atualizações dos recados que enviamos direto no perfil, isto é, o recado que mandamos para um amigo agora apareceria para todos como uma atualização e alem disso qualquer um na nossa rede poderia comentar o recado.

Agora transferindo para a vida real qual a lógica de se ter seu recado, que enviou para um amigo, exposto para todas as pessoas? O que elas têm haver com tal recado? Alem de uma exposição e falta de privacidade (estas novidades caminham na linha de eliminar a privacidade) demonstra-se total falta de respeito para o gosto do usuário do serviço Orkut, em nem um momento pediram a opinião do publico em questão.

Alguns “defendedores” dessas novidades usam o argumento, que também é o argumento usado pela equipe do Orkut, que ainda se pode mandar recados privados para tanta basta somente escolher enviar como privado. Pois bem, se antes eu já podia usar este recurso livremente por quer agora tenho que escolher? E se caso me pegue desprevenido e não tenha percebido que estou mandando, por exemplo, o numero de meu telefone para todos na rede? Eles (Orkut ) não podem transferir a responsabilidade para o usuário.

Esta mudança causou uma manifestação nunca antes vista no mundo do Orkut e em menos de 2 horas de uso já tinha uma comunidade nesse mesmo Orkut com mais de 300 mil usuários era a comunidade “Não a Atualizações dos Recados” hoje com cerca de 429 mil usuários, tal manifestação de pessoas que pensam por se só e demonstraram ao Orkut que eles não podem pensar por todo mundo debateram o assunto e equipe Google dona do Orkut resolveram tirar a nova “utilidade” do ar para avaliação.

Temos então um prova de quer o povo unido consegue muito, não só nesse caso, mas em vários casos do cotidiano, seja na política, em movimentos sociais turma de bairro ou rede social. Aos que gostaram da novidade reafirmo que todos têm o direito de expressar seu ponto de vista. A fim de defendê-lo e demonstrar que tem coerência e fica aberto a discussão visete a comunidade.

Um comentário:

  1. Prezado editor do OLHAR MESSIENSE,
    De antemão, parabéns pelo Blog. É de leitura fácil e tem um formato agradável aos olhos. O conteúdo também é muito bom. Mesmo quando discordamos dele (e discordar é uma realidade em se tratando de qualquer leitura a um veículo informativo-opinativo), respeitamos pela maneira como o tema é publicado.
    Mas, indo ao ponto da postagem, que enseja o comentário, é bom dizer que o Orkut e outras redes sociais e virtuais de relacionamentos apresentam, como tudo nessa vida, vantagens e desvantagens. Uma delas é a da exposição das pessoas ao mundo, cada vez mais inchado de ladrões (inclusive virtuais), pedófilos e outros tipos delituosos variados.
    Então, é preciso que se tenha todo o cuidado na hora de usar essas ferramentas. E, no caso dos nossos filhos, que são também filhos de uma geração que parece nascer com o "mouse" na mão e os olhos numa tela, os cuidados devem ser redobrados. Uma criança ou um adolescente educado na forma tradicional, de pouca vivência e sem qualquer malícia para com um mundo tão perigoso, que chega à sua presença diariamente pelos cabos cibernéticos, pode sofrer fortes consequências pelo uso constante da informática, se não for acompanhado de perto por seus pais.
    Infelizmente, as pessoas (falo de um modo geral, em todo o mundo) ainda usam muito a internet para fins ilícitos ou mesmo para futilidades, quando poderiam e deveriam tirar proveito das muitas vantagens que ela oferece, inclusive as que levam à aquisição do conhecimento.
    Um forte abraço.
    Alcimar Antonio de Souza.

    ResponderExcluir