sábado, 12 de junho de 2010

Dia dos Namorados? O que Significa?

O Dia dos Namorados significa o quê? Confesso que apesar de ser “um cara muito romântico” (Risos), um amante dos versos de poetas da estirpe de Vinicius de Moraes, Pablo Neruda, nunca soube, e nem sei qual verdadeiramente o significado desta data. Viver e valorizar sentimentos muitas vezes me parece perder tempo, o nosso valioso tempo de buscar coisas mais importantes, como faz pensar a nossa materialista sociedade.

Quem em nosso convívio ousaria dizer a seu(sua) namorado(a) que o amor entre eles esta em primeiro lugar na sua escala de valores? Certamente pensaríamos que essa pessoa é louca, ou não tem nada para fazer na vida, nem sequer um sonho a perseguir. O meio em que vivemos nos induz a priorizarmos coisas diferentes, o ser e o sentir são coisas secundárias ou estão muito abaixo na escala de valores.

Num passado não muito distante uma namorada me perguntou: EM QUE LUGAR ESTOU EM SEUS PLANOS? A minha resposta foi com uma pergunta, questionei o porquê ela me questionava daquela forma, e me entristeceu deveras porque ela estava certa, eu saio me sentindo um pseudopoeta que não valorizava os dias especiais, assim como não exaltava o nosso sentimento.

Dias depois cai em reflexão sobre minha vida na área amorosa, e vi que precisava fazer algumas mudanças, a letra da musica Epitáfio de Titãs, inspirado no texto de um homem na sua sábia velhice me fez pensar com o coração, e acredito que outros marmanjos se tornarão até poetas se permitirem serem influenciados pela alma que dizia: “Queria Ter amado mais, namorado mais, queria ter feito aquilo que queria fazer...”

Vivi a maior parte da minha vida sem dar a mínima importância a esse dia, razão pela qual ainda não aprendi valorizá-lo como devido. Meu coração entra em conflito em saber que sonho na publicação de um livro de poesias, receber a honra de ser poeta messiense, e não ter aprendido a dizer  o porquê  o dia dos namorados é um dia especial  para nós que amamos e sentimos amados por alguém do sexo oposto, ou do mesmo sexo, seja qual for a escolha, cada um tem o direito de sonhar ser feliz, seja  no céu ou no inferno. (Só sei que amar uma pessoa do sexo oposto sendo correspondido me faz sentir no céu, e se eu amasse um homem eu me sentiria no inferno, perdoai-me os amigos homossexuais por minhas convicções religiosas e pensar assim, mas queria que Deus me dissesse que sua Lei pode ser alterada como acontece com a lei humana, e que todos vão para os céus).

Desejo a cada casal de namorados que valorize esse dia, aprenda os menos românticos como eu a mudar de idéia, e veja que o dia 12 de junho deve ser vivido com mais amor, nossas atitudes devem enaltecer nosso sentimento, buscando a todo instante a aprovação de Deus, porque foi o nosso pai celeste quem criou homem e mulher para juntos sonhar com a utópica felicidade.

Por Aureci Bezerra da Silva

Um comentário: