terça-feira, 15 de junho de 2010

Caravana do FNDE no RN vai oferecer oficinas técnicas para municípios

O Fundo Nacional de Educação (FNDE), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado, realiza na próxima sexta-feira, 18, a Caravana do FNDE para municípios do RN. O evento foi solicitado pela deputada Fátima Bezerra (PT) para oferecer oficinas de capacitação aos técnicos e gestores das secretarias municipais de educação. A intenção é qualificá-los para melhor habilitarem os municípios aos recursos dos programas do FNDE, principalmente do Proinfância. Outros programas como, Quilombola e Água na Escola também serão abordados na Caravana.
Segundo o diretor de Programas e Projetos Educacionais do FNDE, Leopoldo Alves Júnior, participarão do encontro os municípios priorizados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com exceção dos já atendidos pelo Programa Proinfância em 2007, 2008 e 2009. “Buscaremos assessorar tecnicamente as prefeituras para que apresentem ou corrijam eventuais processos em trâmite, visando à celebração de convênios para construção de escolas no ano de 2010”, ressaltou Leopoldo.
Segundo a deputada Fátima Bezerra, a qualificação dos gestores e técnicos é fundamental para reduzir o número de erros em projetos e agilizar a liberação dos recursos. “Boa parte dos recursos disponibilizados pelo FNDE não são conveniados pelos municípios por problemas na elaboração de projetos e de não cumprimento de prazos para cadastramento e apresentação de propostas”, destacou a deputada.
Na caravana estarão também presentes técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Secretaria de Ação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC).
Proinfancia – O presidente do FNDE, Daniel Balaban, informou à deputada Fátima Bezerra que até o final deste ano, o Rio Grande do Norte vai receber mais 42 creches e pré-escolas públicas de educação infantil. Para a construção das unidades serão investidos um total de R$ 51 milhões.
Os municípios que serão contemplados com creches serão: Afonso Bezerra / Água Nova / Angicos / Arez / Baía Formosa / Barcelona / Bodó / Campo Redondo / Coronel Ezequiel / Coronel João Pessoa / Francisco Dantas / Frutuoso Gomes / Guamaré / Ipanguaçú / Itajá / Jardim de Piranhas / João Câmara / Lagoa de Velhos / Lagoa Nova / Messias Targino / Monte Alegre / Nova Cruz / Ouro Branco / Parelhas / Passa e Fica / Pendências / Santa Cruz / Santana do Matos / São Bento do Norte / São Fernando / São Gonçalo do Amarante / São José do Mipibú / São José do Seridó / São Vicente / Serra de São Bento / Serrinha dos Pintos / Taboleiro Grande / Timbaúba dos Batista / Triunfo Potiguar / Upanema / Venha Ver / Viçosa/Santana do Seridó/Parnamirim/Patu/Campo Grande/Lagoa Salgada/Eloi de Souza/Caiçara do Norte/ São Miguel do Gostoso/Janduís.

Fonte: Blog do Davi

0 comentários:

Postar um comentário